-->
Home | Oil & Gas | Sob Presidência do Brasil, Ministros do Mercosul prometem ampliar integração energética regional
Postado em 8 de dezembro de 2021 | 17:23

Sob Presidência do Brasil, Ministros do Mercosul prometem ampliar integração energética regional

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, presidiu nesta semana a reunião virtual de ministros de Energia dos Estados Partes do Mercosul, e também de Bolívia e Chile (RMME). Durante o encontro, os países se comprometeram em atualizar e aprofundar as iniciativas existentes de integração energética regional, bem como identificar novos projetos interconexão elétrica e integração gasífera.

Há claro potencial para a aproximação dos nossos exercícios de planejamento energético; a identificação de novas iniciativas conjuntas; a criação de novos marcos de cooperação, inclusive um possível acordo-quadro para intercâmbios elétricos de longo prazo no Mercosul”, disse Albuquerque. O ministro brasileiro ressaltou ainda que também existe espaço para a troca de experiências na regulação e na pesquisa em setores de fronteira tecnológica, como o hidrogênio.

Durante a reunião, os ministros também tomaram nota do Plano de Trabalho 2021-2022 do Subgrupo de Trabalho n. 9 “Energia”, que prevê a elaboração de um Mapa do Caminho para facilitar a integração elétrica e gasífera na região. A iniciativa visa ainda abordar o planejamento energético de médio e longo prazo, explorar as potencialidades referentes a energias renováveis e o intercâmbio de boas práticas em matéria de eficiência energética e mobilidade sustentável.

Ao término da reunião, foi adotada a “Declaração dos Ministros de Energia dos Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile sobre Integração Energética Regional”. “A declaração conjunta que estamos aprovando hoje renova, de forma muito clara, um entendimento que compartilhamos: o de que o Cone Sul tem vocação econômica e vontade política para realizar a integração energética”, concluiu Albuquerque.

 


105 queries in 3,434 seconds