-->
Home | Oil & Gas | Shell propõe mudança para o Reino Unido e mudança de nome
Postado em 18 de novembro de 2021 | 17:06

Shell propõe mudança para o Reino Unido e mudança de nome

A petroleira anglo-holandesa Shell está buscando a aprovação dos acionistas para estabelecer uma única capital e mudar sua residência fiscal e seus principais executivos da Holanda para o Reino Unido — e retirar a Royal Dutch de seu nome.

De acordo com a proposta anunciada segunda-feira (14), a Shell pretende mudar sua estrutura acionária para estabelecer uma única linha de ações, que é considerada mais simples para os investidores entenderem e avaliarem, e também alinhar sua residência fiscal com seu país de constituição no Reino Unido.

Se aprovado na próxima assembleia geral em Rotterdam em 10 de dezembro, o plano levará a Shell a mudar sua sede para Londres. Seguindo a ‘simplificação’ de sua estrutura acionária, a empresa manterá suas listagens de ações em Amsterdã, Londres e Nova York. “A complexa estrutura acionária atual está sujeita a restrições e pode não ser sustentável no longo prazo”, disse a empresa em um comunicado.

A mudança ocorre menos de um mês depois que o grupo de investidores ativistas Third Point exigiu que a Shell separasse em nova empresa as atividades de energia renovável e gás natural liquefeito (GNL). As atividades da Shell na Holanda estão sob pressão este ano, com o tribunal de Haia ordenando que a empresa reduza significativamente suas emissões de carbono e o fundo de pensão holandês ABP retirando todos os combustíveis fósseis de seu portfólio, o que inclui a Shell.

 

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


106 queries in 5,657 seconds