-->
Home | Oil & Gas | Rússia corre para concluir gasoduto Nord Stream II para diminuir pressão dos Estados Unidos
Postado em 8 de junho de 2020 | 19:17

Rússia corre para concluir gasoduto Nord Stream II para diminuir pressão dos Estados Unidos

A geopolítica não descansa, nem mesmo durante uma pandemia global. Apesar dos significativos contratempos econômicos resultantes das sanções dos Estados Unidos, a Rússia continua seu esforço para concluir o gasoduto Nord Stream II. Enquanto Moscou faz um último esforço para estar na linha de chegada, o governo mantém a pressão americana, o que potencialmente pode atrapalhar o oleoduto uma vez por todas. O gasoduto Nord Stream II (NSII) vai conectar a Alemanha à Rússia. Não é nem economicamente necessário nem geopoliticamente prudente. No entanto, isso aumentaria bastante a dependência europeia do gás russo e a capacidade da Rússia de usar seu domínio energético europeu como um trunfo político, prejudicando e os aliados americanos na Europa Central e Oriental.

A construção do NSII começou  em maio de 2018. O projeto prevê dois gasodutos que transportam gás natural de instalações operadas em Ust Luga, na Rússia, pela estatal Gazprom para Greifswald, na Alemanha.  Atualmente, a Rússia fornece cerca de 40% do gás natural da Europa, utilizando os dutos Nord Stream I existentes e dutos terrestres via Bielorrússia e Ucrânia. A conclusão do Nord Stream II permitiria à Rússia diminuir o fluxo de gás por meio de seus dutos terrestres em favor das rotas do Norte Báltico dos Nord Stream I e II.

Um NSII completo permitiria que o presidente russo Vladimir Putin “cortasse rapidamente mais de 80% do fornecimento de gás russo à União Europeia em ssswwwspouco tempo”, afirmou uma fonte.  Isso daria a Putin uma tremenda alavancagem para pressionar os líderes europeus a concordarem com seus objetivos geoestratégicos; o crescimento da Alemanha como o principal centro de trânsito de gás natural do continente também poderia comprar à Rússia algum espaço político para manobra em um aliado crítico dos EUA.

O Nord Stream II também permitiria à Rússia reprimir a concorrência com o gás natural liquefeito (GNL), que avançou   no mercado europeu nos últimos anos. Os americanos fornecem, apenas 3,5% do gás natural da Europa, mas o governo dos Estados Unidos credita ao GNL americano a economia  “US $ 8 bilhões em consumidores grgtghtgeuropeus, permitindo negociar preços mais baixos com os fornecedores existentes”.  

Menos de 140 quilômetros do oleoduto ainda precisam ser concluídos. Ansiosa para terminar o trabalho, enquanto a atenção do mundo permanece focada na pandemia, a Gazprom planeja usar dois de seus próprios navios,  o Akademik Cherskiy, que instala um tubo, e o navio Fortuna – para traçar o caminho restante.

 

Fonte: Petro Notícias


111 queries in 3,036 seconds