-->
Home | Oil & Gas | Reservas provadas de petróleo no Brasil crescem 11% em 2021
Postado em 31 de março de 2022 | 18:21

Reservas provadas de petróleo no Brasil crescem 11% em 2021

Índice de reposição no ano foi de 227%. Em 2021, houve aumento de 11% nas reservas provadas de petróleo (1P), segundo o Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR) divulgado hoje (31/3) pela ANP. Também houve aumento de 14,3% no volume relativo ao somatório de reservas provadas e prováveis (2P) e de19,8% no somatório das provadas, prováveis e possíveis (3P), em comparação com os dados de 2020.

Foram declarados pelas empresas contratadas para exploração e produção no Brasil, 13,24 bilhões de barris de petróleo de reservas provadas (1P), 19,95 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis (2P) e 24,24 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis + possíveis (3P).  No Pré-sal, houve aumento de 15,7% nas reservas provadas em relação a 2020, totalizando 9,621 bilhões de barris.

No caso do gás natural, foram declarados 378,65 bilhões de metros cúbicos de reservas provadas (1P), 491,92 bilhões de m³ de reservas provadas + prováveis (2P) e 560,40 bilhões de m³ de reservas provadas + prováveis + possíveis (3P), que correspondem a aumentos de 11,7%, 20,3% e 24,0%, respectivamente, em relação a 2020.

Em geral, as mudanças ocorridas no volume das reservas de petróleo e gás natural brasileiras são devidas à produção realizada durante o ano, às reservas adicionais oriundas de novos projetos de desenvolvimento, declarações de comercialidade e revisão das reservas dos campos por diferentes fatores técnicos e econômicos. Neste ano, o destaque foi a inclusão dos volumes referentes ao Excedente da Cessão Onerosa dos Campos de Búzios e Itapu.

Reposição das reservas

O índice de reposição de reservas provadas de petróleo (IRR 2021/2020) foi de 227%, representando cerca de 2,337 bilhões de barris em novas reservas.  O índice de reposição de reservas indica a relação entre o volume apropriado e o volume produzido no período considerado, ou seja, para cada barril de petróleo produzido foram apropriados outros 2,27 barris.

O que são reservas provadas, prováveis e possíveis 

As reservas provadas correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente, na data de referência do Boletim Anual de Recursos e Reservas. Quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%.

Nas prováveisa probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%. No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%. (Fonte: Resolução ANP nº 47, de 3/9/2014).

O que é o BAR 

Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR) traz informações consolidadas sobre as reservas brasileiras de petróleo e gás natural declaradas em 2021. A publicação apresenta dados de reservas por unidade da federação, a proporção das reservas provadas, possíveis e prováveis por bacia, a produção acumulada por bacia e estado e a fração recuperada (produção total acumulada dividida pelo volume de recursos in place, ou seja, o volume total de petróleo nos reservatórios) por bacia.

Desde o ano passado, também é possível consultar essas informações no Painel Dinâmico de Recursos e Reservas de Hidrocarbonetos, que traz ainda um mapa interativo com a localização das reservas e o rateio de reservas provadas entre campos maduros e não maduros. É possível também discriminar a produção acumulada por localização geológica e regime contratual e consultar a variação anual.

As empresas operadoras dos campos produtores devem informar anualmente à ANP, até o dia 31 de janeiro, os volumes de reservas de petróleo e de gás natural relativos ao ano anterior. As informações contidas no Boletim Anual de Recursos e Reservas devem estar de acordo com o Plano de Desenvolvimento e com os demais planos e programas submetidos à ANP. A Resolução ANP nº 47/2014 estabelece as diretrizes para a elaboração do BAR, através do Regulamento Técnico de Estimativa de Recursos e Reservas de Petróleo e Gás Natural (RTR).

 

 

 

Fonte: TN Petróleo


108 queries in 7,560 seconds