-->
Home | Oil & Gas | Produção de Búzios chegará a 2 milhões de Barris por dia até o final da década, prevê Petrobrás
Postado em 18 de novembro de 2020 | 21:09

Produção de Búzios chegará a 2 milhões de Barris por dia até o final da década, prevê Petrobrás

A joia da coroa da Petrobrás, o campo de Búzios deve chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de petróleo por dia – hoje, esse volume é de 600 mil. A previsão foi apresentada pelo gerente executivo da estatal Marcio Kahn, durante o Fórum Técnico da Pré-Sal Petróleo (PPSA). Para os próximos anos, a área deve receber mais oito navios-plataformas, totalizando 12 unidades de produção até 2030.

Hoje, Búzios conta com quatro FPSOs (P-74, P-75, P-76 e P-77). As próximas unidades, P-78 e P-79, devem iniciar suas operações no campo em 2025. As embarcações farão parte da chamada nova geração de FPSOs de alta capacidade da companhia, produzindo 180 mil barris por dia cada uma.

A gerente executiva de Libra, Mariana Cavassin, também participou do evento e apresentou a tecnologia do HISEP Submarino (separação em alta pressão). A inovação deve entrar em operação no campo de Mero 3 em 2024 e atualmente está em fase de testes.

O HISEP será usado para acelerar a produção do campo de Mero e aumentar o fator de recuperação, por meio da separação e da reinjeção submarina do gás com alto teor de CO2 produzido junto com o óleo. Segundo Mariana, a tecnologia ajuda a mitigar impactos ambientais, uma vez que o CO2 é reinjetado no reservatório a partir do leito marinho.

Por fim, a gerente defendeu a extensão do contrato de partilha da produção de Mero em no máximo 35 anos. Segundo ela, essa prorrogação, assim como acontece no modelo de concessão, reduziria incertezas para o desenvolvimento da produção e aumentaria a atratividade do setor.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias


138 queries in 4,214 seconds