-->
Home | Oil & Gas | Primeiro parque Eólico flutuante semi-submersível do mundo entrou em operação total
Postado em 27 de julho de 2020 | 19:50

Primeiro parque Eólico flutuante semi-submersível do mundo entrou em operação total

O WindFloat Atlantic, primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, entrou em plena operação e já fornece energia para a rede elétrica de Portugal. O empreendimento é resultado de uma união entre EDP Renováveis (54,4%), Engie (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power (1,2%).

A construção do parque foi finalizada após a ligação da última de suas três plataformas ao cabo de alimentação que percorre os 20 km de distância que separam o parque eólico da estação instalada, em Viana do Castelo (Portugal). O empreendimento tem uma capacidade total instalada de 25 MW e poderá abastecer o equivalente a 60.000 usuários por ano.

Cada uma das três plataformas tem 30 metros de altura e uma distância de 50 metros entre cada uma das suas colunas, o que permitem instalar turbinas de 8,4 MW. Uma das novidades no projeto está na sua tecnologia – uma ancoragem que permite a sua instalação em águas de mais de 100 metros de profundidade e o seu design orientado para a estabilidade em condições climatológicas e de marés adversas.

 

 

Fonte: Petro Notícias


105 queries in 3,920 seconds