-->
Home | Oil & Gas | Petrobras tem queda de 3% na produção de petróleo no 2º trimestre
Postado em 21 de julho de 2020 | 17:47

Petrobras tem queda de 3% na produção de petróleo no 2º trimestre

A Petrobras deve reportar hoje, depois do fechamento do mercado, uma queda da ordem de 3% na sua produção de petróleo no segundo trimestre, na comparação com o primeiro trimestre. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a estatal produziu, em média, 2,147 milhões de barris diários de óleo.

A retração se deu em meio à contração do consumo global, ante a crise econômica desencadeada pela pandemia da covid-19.

Os números revelam que o impacto do choque de demanda sobre a produção da petroleira brasileira atingiu o seu fundo do poço em maio, mas que o desempenho operacional da empresa já dá sinais de recuperação.

Segundo a ANP, a produção de petróleo da Petrobras subiu 9,2% em junho, na comparação com maio. A estatal produziu, em média, no mês passado, 2,234 milhões de barris/dia. Foi o segundo melhor mês do semestre, atrás apenas de janeiro.

ANP e Petrobras possuem metodologias diferentes para contabilizar a produção de petróleo — a estatal, por exemplo, considera os líquidos de gás natural, enquanto a agência inclui o condensado, mas não o óleo de xisto produzido em São Mateus, no Paraná. De todo modo, os dados do órgão regulador dão um bom indicativo do que se esperar do relatório de produção da petroleira.

COMPARAÇÃO COM O SEGUNDO TRIMESTRE DE 2019

Na comparação com o segundo trimestre de 2019, houve um crescimento de 9,9% na produção da companhia, entre abril e junho.

Ainda de acordo com os dados da ANP, a Petrobras fechou o primeiro semestre com uma produção média de 2,181 milhões de barris/dia, o que representa uma alta de 14% frente a igual período do ano passado.

A ANP reportou um crescimento de 8,9% na produção de petróleo no Brasil em junho, na comparação com maio. Ao todo foram produzidos, em média, 3,013 milhões de barris/dia no mês passado.

No segundo trimestre, houve uma queda de 4,1% na produção, na comparação com o primeiro trimestre. O volume médio produzido entre abril e junho foi de 2,912 milhões de barris diários. Frente ao segundo trimestre de 2019, por sua vez, houve um aumento de 10,7% na produção.

Fonte: O Petróleo


108 queries in 7,620 seconds