-->
Home | Oil & Gas | Petrobras inicia hibernação de 62 plataformas, com impacto de 23 mil bpd
Postado em 16 de abril de 2020 | 17:37

Petrobras inicia hibernação de 62 plataformas, com impacto de 23 mil bpd

A Petrobras iniciou a hibernação de 62 plataformas em campos de águas rasas nas bacias de Campos, Sergipe, Potiguar e Ceará, informou a empresa em comunicado nesta quarta-feira, acrescentando que o corte de produção decorrente da medida deve ser de 23 mil barris de petróleo por dia (bpd).

A medida faz parte de um plano da empresa para cortar 200 mil barris diários de sua produção, fixando um patamar de bombeamento de 2,07 milhões de bpd para abril, ante média de 2,394 milhões de bpd registrada no último trimestre de 2019.

Segundo a petroleira, as plataformas que serão hibernadas não possuem condições econômicas para operar com os baixos preços do petróleo, cujas cotações têm sido pressionadas devido à queda de demanda em função da pandemia de coronavírus e de um excesso de oferta.

“(A medida) faz parte de uma série de ações para preservar os empregos e a sustentabilidade da empresa nesta que é a pior crise da indústria do petróleo em cem anos”, afirmou a estatal, destacando que 80% dessas plataformas não são habitadas e que os funcionários das unidades habitadas não serão demitidos.

A petroleira não informou o número de trabalhadores impactados pela medida. Mas, segundo a companhia, esses empregados serão realocados para outras unidades organizacionais da Petrobras ou poderão aderir a um plano de desligamento voluntário.

Em um outro comunicado nesta quarta-feira, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 13 sindicatos, afirmou ter sido informada pela Petrobras sobre a paralisação de 39 plataformas marítimas, em águas rasas do Ceará ao Rio de Janeiro, além de 11 sondas de perfuração terrestre.

“Essas paralisações irão impactar cerca de 360 trabalhadores próprios, que serão transferidos para refinarias em todo o país”, afirmou a FUP em nota.

Fonte: Reuters


107 queries in 4,722 seconds