-->
Home | Oil & Gas | Petrobras informa sobre a venda da Usina Termelétrica TermoCamaçari para Proquigel Química
Postado em 17 de março de 2021 | 17:42

Petrobras informa sobre a venda da Usina Termelétrica TermoCamaçari para Proquigel Química

A Petrobras informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem (16/03), a revogação da outorga da Usina Termelétrica TermoCamaçari (UTE TermoCamaçari), localizada no estado da Bahia. Adicionalmente, a Petrobras está em negociação com a empresa Proquigel Química S.A., empresa integrante do Grupo Unigel, para o arrendamento da unidade.

A companhia já vinha buscando alternativas para a termelétrica, como a venda de participação da unidade no âmbito da aliança estratégica firmada com a Total S.A. em dezembro de 2016, mas que não foi concluída. Também havia realizado esforços na busca de contratos de comercialização de energia, já que desde janeiro de 2018 a unidade não possui contrato fixo de comercialização de energia elétrica.

O arrendamento está alinhado à estratégia da Petrobras no segmento de gás e energia, com foco na atuação de forma competitiva na comercialização do gás próprio e na otimização do portfólio termoelétrico para autoconsumo, visando à maximização de valor para os seus acionistas.

Sobre a UTE TermoCamaçari

A UTE TermoCamaçari é uma usina termelétrica movida a gás natural situada em Camaçari, na Bahia, com capacidade instalada de 120 MW. Até antes da revogação da outorga, a unidade operava sob demanda, com base nas decisões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Sobre a Proquigel

A Proquigel é subsidiária da Unigel, cujas principais linhas de produtos são: acrilonitrila, metacrilato, produtos para mineração e fertilizantes, sendo a maior produtora nacional de sulfato de amônia. Em 2019, a empresa arrendou da Petrobras as fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE).

 

 

 

Fonte:  Agência Petrobras


103 queries in 3,168 seconds