-->
Home | Oil & Gas | Opep e Rússia discutem ampliar duração de acordo sobre cortes de produção
Postado em 2 de junho de 2020 | 17:31

Opep e Rússia discutem ampliar duração de acordo sobre cortes de produção

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, e a Rússia estão discutindo ampliar a duração do acordo firmado em abril para estabilizar os preços do barril no mercado internacional.

Delegados da Opep estão discutindo manter por mais um ou três meses o corte de 9,7 milhões de barris diários do mercado, uma decisão tomada após o colapso da demanda provocado pela pandemia de covid-19.

Os russos estão reticentes em ampliar a duração do acordo. Nas últimas semanas, o Kremlin chegou a dizer que gostaria de primeiro analisar o mercado antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto.
Além disso, os delegados da Opep estudam antecipar a próxima reunião do grupo para a próxima quinta-feira (4). O encontro está inicialmente marcado para os dias 9 e 10 de junho.

A Arábia Saudita e outros países do Golfo Pérsico adotaram cortes voluntários de produção após verem suas receitas despencarem por causa da queda dos preços do barril no mercado internacional.
Apesar disso, o comunicado enviado a delegados pelo ministro do Petróleo da Argélia, Mohamed Arkab, atual presidente rotativo da Opep, cita um baixo cumprimento do acordo atual de cortes de produção.

 

Fonte: Valor


139 queries in 2,933 seconds