-->
Home | Oil & Gas | Opep: demanda por petróleo no Brasil retorna à tendência crescente
Postado em 17 de junho de 2019 | 18:51

Opep: demanda por petróleo no Brasil retorna à tendência crescente

Os dados de demanda de petróleo retornaram a uma tendência crescente em abril, de acordo com o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O documento aponta para uma elevação de 80 mil barris por dia (bpd) ou de 3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. O consumo total está na casa de 2,9 milhões de bpd, conforme a entidade que tem sede em Viena.

O documento enfatiza que a maioria das categorias de produtos que estava na zona negativa foi apresentando ganhos, com fortes aumentos vistos no segmento de etanol e, em menor medida, de diesel. No caso do etanol, a instituição compara os preços em relação aos da gasolina para o consumidor final. Por conta disso, o consumo de gasolina caiu 40 mil barris por dia em abril em comparação com o mesmo mês em 2018.

No acumulado do ano, a demanda por petróleo no Brasil apresentou um bom ritmo, conforme a Opep. Os dados do primeiro trimestre indicam aumento de 50 mil bpd, o que equivale a cerca de um acréscimo de 2%, em termos anuais. O desempenho foi impulsionado, principalmente, pelo sólido crescimento do consumo de etanol, que, segundo a Organização, aumentou em 22% em 2019 sobre 2018.

Fonte: Broadcast Agro


108 queries in 8,699 seconds