-->
Home | Oil & Gas | Oferta deve superar demanda por petróleo em 2019 apesar de cortes, diz IEA
Postado em 13 de fevereiro de 2019 | 17:55

Oferta deve superar demanda por petróleo em 2019 apesar de cortes, diz IEA

O mercado global de petróleo terá dificuldades neste ano para absorver o rápido crescimento da produção de países de fora da Opep, mesmo com cortes de oferta do grupo e sanções dos EUA à Venezuela e ao Irã, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) em um relatório nesta quarta-feira.

A IEA deixou sua previsão de crescimento da demanda para 2019 inalterada em relação ao seu último relatório, em janeiro, com 1,4 milhão de barris por dia.

“(Esse crescimento) é apoiado por preços mais baixos e pelo início de projetos petroquímicos na China e nos Estados Unidos. O crescimento econômico em desaceleração limitará, no entanto, qualquer potencial de alta”, disse a agência.

A IEA elevou sua estimativa de crescimento da oferta de petróleo bruto de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para 1,8 milhão de bpd em 2019, ante 1,6 milhão bpd anteriormente.

A agência também reduziu sua previsão de demanda por petróleo bruto da Opep, que se comprometeu a cortar a oferta em 800 mil bpd este ano como parte de um acordo com a Rússia e outros aliados, como Omã e Cazaquistão.

A demanda pelo petróleo da Opep foi estimada agora em 30,7 milhões de bpd em 2019, abaixo da estimativa anterior da IEA, em janeiro, de 31,6 milhões de bpd.

Fonte: Reuters


106 queries in 4,687 seconds