-->
Home | Oil & Gas | Novo refino para óleo Lubrificante usado ganha espaço no Ceará que se torna um dos estados mais ativos neste tema
Postado em 12 de agosto de 2021 | 18:28

Novo refino para óleo Lubrificante usado ganha espaço no Ceará que se torna um dos estados mais ativos neste tema

O Ceará está protagonizando um papel importante na reciclagem de óleo lubrificante usado. O  estado está entre os que mais coleta e trata o óleo lubrificante usado no Nordeste, o que representa 13% do total. Somente em 2020, foram 7,1 milhões litros coletados em mais de 115 municípios e levados para um novo refino, de acordo com dados do SIMP (Sistema de Informações de Movimentação de Produtos), vinculado à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Para lembrar, o óleo lubrificante usado trata-se de um resíduo altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente.  Caso seja descartado de forma irregular, para se ter uma ideia, um único litro de óleo lubrificante usado, também conhecido como OLUC, é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Ainda hoje estima-se  que  milhões de OLUC sejam descartados de forma incorreta.

Um dos fatores que contribuirá para aumentar o volume de coleta de OLUC no Estado do Ceará é a instalação do primeiro e único Centro de Coleta autorizado pela ANP no estado, para coleta desse óleo.  O ponto fica na grande Fortaleza, no município de Eusébio, e pertence à LWART, empresa 100% brasileira e referência mundial no setor de novo refino. É o terceiro ponto de coleta da empresa na região Nordeste.  Com essa nova base, a empresa aumentou a capilaridade e passou a atender clientes em mais municípios com maior agilidade e flexibilidade. A partir da instalação da base na grande Fortaleza, estima-se que novos empregos sejam gerados à medida que se amplia o volume de coleta.

Os óleos lubrificantes são utilizados sobretudo em máquinas e equipamentos industriais, setor automotivo e de infraestrutura.

Após o uso, os aditivos que compõem o óleo lubrificante se degradam e esse óleo perde suas funções e desempenho, tornando-se óleo lubrificante usado e contaminado. Em função do seu potencial poluidor, a legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para um novo refino, e proíbe o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Desta forma, o óleo lubrificante refinado novamente evita a contaminação de recursos naturais. Considerando o País inteiro, em 2020, foram coletados no Brasil mais de 450 milhões de litros de óleo lubrificante usado em diferentes fontes geradoras, como postos de gasolina, oficinas, concessionárias, e gerados em máquinas industriais nos mais variados setores, do agronegócio à mineração. A instalação de novas bases, como a da LWART, favorece o aumento da capilaridade de coleta de OLUC no Brasil.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias


107 queries in 7,233 seconds