-->
Home | Oil & Gas | Nova tecnologia pode economizar gastos de combustível em aeronaves comerciais
Postado em 31 de maio de 2020 | 18:48

Nova tecnologia pode economizar gastos de combustível em aeronaves comerciais

Entre os vários esforços que as companhias aéreas estão fazendo para tentar se manter, pelo menos voando em algumas rotas, está a economia de combustíveis. A holandesa  KLM começou a participar de um teste no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã,  para testar maneiras sustentáveis de taxiar aeronaves. O processo está sendo realizado com um Taxibot, um veículo de reboque híbrido que, ao contrário dos caminhões normais de pushback, é licenciado para rebocar aeronaves até o início da pista, sem que a aeronave precise dar partida nos motores.

A expectativa é reduzir de 50% a 85% o consumo de combustível durante o taxiamento. A operadora do aeroporto disponibilizou o Taxibot para a KLM, Transavia e Corendon para permitir a realização de pesquisas conjuntas sobre formas mais sustentáveis.

Durante o teste realizado, um Boeing 737 vazio da KLM foi rebocado para a pista. O gerente de projetos da KLM, Jeroen Jaartsveld, disse que “É importante descobrir até onde podemos reduzir as emissões de CO2 usando o TaxibotTambém gostaríamos de saber quanto tempo leva para taxiar com o Taxibot, que efeito isso tem na manutenção de motores de aeronaves e como podemos introduzir o taxiamento sustentável com Taxibots em larga escala nas operações diárias de Schiphol.” 

A iniciativa de sustentabilidade da KLM, Fly Responsibly (Voar com Responsabilidade), lançada no ano passado, incluía um compromisso de reduzir as emissões de carbono durante o taxiamento. Isso contribuirá para a ambição da KLM de reduzir em 15% as emissões totais de carbono da sua frota em comparação com 2005.

 

Fonte: Petro Notícias


134 queries in 2,714 seconds