-->
Home | Oil & Gas | Multilog cresce sua movimentação logística nos Portos de Salvador e Ilhéus
Postado em 11 de setembro de 2023 | 17:04

Multilog cresce sua movimentação logística nos Portos de Salvador e Ilhéus

O crescimento da movimentação logística de setores como o de mineração e celulose e papel na Bahia está impulsionando os negócios da Multilog, uma das principais empresas de logística integrada do país, tanto no Estado quanto na região Nordeste. Com operação nos portos de Salvador e Ilhéus, a empresa vem prestando serviços para mineradoras e indústrias, e prevê expandir ainda mais sua atuação portuária na região, conforme explica Murilo Mello, diretor regional da companhia:

A Bahia tem se destacado no mapa nacional da mineração, com crescimento da produção, e também nos setores de celulose e químico e, em razão disso, estamos sendo procurados para participar de mais projetos para embarque e desembarque de produtos”. Ele destaca que a operação local deve impulsionar, inclusive, o crescimento da companhia na região Nordeste, contando com uma estrutura de operação de logística integrada. Na área de energias renováveis, a empresa também conta com estrutura operacional para manejar a chegada de grandes equipamentos, como pás e torres eólicas, que chegam por navios, para atender os novos parques instalados no Estado.

Hoje a Multilog realiza operações importantes nos dois terminais portuários. Entre elas, destaca-se o armazenamento e o embarque de celulose solúvel especial em navios que seguem para a Ásia. São embarcadas, em média, 14 mil toneladas por mês em Salvador, divididas em duas remessas de 7 mil toneladas por dia, realizadas no prazo de dois dias. O volume corresponde a cerca de 500 contêineres mensais, o que requer o uso de equipamentos especiais, como empilhadeiras com garras específicas para fardos de celulose. “Trata-se da nossa principal movimentação portuária que, além dos equipamentos, inclui toda a parte dos sistemas de gestão das operações”, afirma Murillo Mello.

Já em Ilhéus, para o setor de mineração, a Multilog realiza uma operação que engloba o armazenamento e embarque de concentrado de níquel a granel, minério muito utilizado na fabricação de baterias recarregáveis. A empresa recebe as carretas transportadoras do produto diariamente, durante cerca de 25 dias, em caminhões caçambas, e realiza o embarque nos navios em um dia e meio com caixas articuladas. Nessa mesma linha de atuação, a Multilog faz outra operação de exportação de concentrado de lítio, minério também utilizado em baterias dos carros elétricos, na qual embarca trimestralmente em navios perto de 8 mil toneladas:

Os serviços portuários realizados na Bahia contribuem para dar mais robustez à atuação da Multilog em âmbito nacional, ampliando a integração logística entre as regiões e permitindo a oferta de operações relacionadas ao transporte marítimo”, informa o diretor. A Multilog já movimenta uma receita operacional bruta superior a R$ 100 milhões no Estado, o equivalente a 8% do total do grupo, e atua para elevar o faturamento para R$ 250 milhões nos próximos anos, com a contribuição das operações portuárias.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias


107 queries in 4,613 seconds