-->
Home | Oil & Gas | Intervenção do governo brasileiro na Petrobras ameaça privatização
Postado em 25 de fevereiro de 2021 | 17:10

Intervenção do governo brasileiro na Petrobras ameaça privatização

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de substituir o chefe da estatal petrolífera Petrobras ameaça o programa de privatizações do governo e potencialmente as perspectivas de crescimento da economia a médio prazo, alertou a agência de classificação Moody’s na quarta-feira.

“O maior risco para o perfil de crédito soberano do Brasil é um choque de confiança que leva a um aumento acentuado dos prêmios de risco. A ação do presidente Jair Bolsonaro aumenta o ruído político e a incerteza sobre as reformas estruturais neste ano ”, escreveu em nota a equipe de analistas soberanos da Moody’s, liderada por Samar Maziad.

O choque de Bolsonaro após uma briga com o presidente-executivo que está deixando o cargo sobre os aumentos nos preços do combustível levou os investidores a se desfazerem da moeda e das ações do Brasil, enquanto aumentavam as taxas de juros. Cerca de 100 bilhões de reais (US $ 18 bilhões) foram varridos do valor da Petróleo Brasileiro SA na sexta e segunda-feira.

Os mercados se recuperaram na terça e na quarta-feira, mas o sentimento permanece frágil.

“A reação negativa do mercado a esta decisão envia um sinal claro de que a reversão do curso em reformas mais amplas poderia ter implicações significativamente negativas para a dinâmica fiscal se as taxas de juros aumentassem antes da recuperação econômica ou se os prêmios de risco aumentassem acentuadamente”, disse a Moody’s.

Bolsonaro entrou em modo de limitação de danos na terça-feira, entregando ao Congresso uma medida provisória associada aos planos de seu governo de privatizar a empresa estatal de eletricidade Eletrobras.

“Nossa agenda de privatizações está indo a todo vapor”, disse ele.

A economia do Brasil deve encolher no primeiro trimestre devido à segunda onda da pandemia COVID-19 e ao fim das transferências de renda do governo para os pobres no final do ano passado, afirma um número crescente de economistas.

Mas o banco central deve aumentar as taxas de juros mais cedo ou mais tarde, talvez já no mês que vem, em um cenário de inflação rígida e preocupações cada vez maiores com a posição fiscal do governo.

A Moody’s possui um rating Ba2 de subinvestimento no crédito soberano do Brasil, com perspectiva estável.

 

 

 

Fonte: O Petróleo


109 queries in 7,127 seconds