-->
Home | Oil & Gas | Grupo Safira cria empresa para ser focada no desenvolvimento da energia fotovoltaica no País
Postado em 6 de abril de 2021 | 17:06

Grupo Safira cria empresa para ser focada no desenvolvimento da energia fotovoltaica no País

O Grupo Safira anuncia a criação da Safira Solar, uma empresa que será focada no desenvolvimento da energia fotovoltaica no País e em fomentar a abertura, modernização e digitalização do setor elétrico nacional. Serão investidos, inicialmente, R$ 30 milhões em plantas fotovoltaicas de até 5 MW para Geração Distribuída (GD) Compartilhada em Minas Gerais, e a comercialização para consumidores residenciais será feita por meio de um aplicativo, sem que tenham que desembolsar recursos com a instalação de painéis solares, permitindo também democratizar o acesso a esse tipo de energia renovável.

A previsão da Safira Solar é construir mais 15 fazendas solares com 50 MW de potência instalada no total, e atender mais de 80 mil unidades consumidoras nos próximos anos. A empresa também planeja expandir esse modelo de negócios para outros Estados e regiões do País, sempre levando em consideração a atratividade em termos de insolação e de potencial de consumo residencial e comercial.

A nova empresa insere-se na estratégia de crescimento do Grupo Safira de investir em negócios digitais inovadores, de rápido crescimento e que estimulem a utilização de fontes alternativas sustentáveis para a geração de energia elétrica. Diante de um cenário em que as fontes renováveis alternativas ampliam cada vez mais sua importância na matriz energética nacional e ganham competitividade, alavancadas pela redução dos custos dos equipamentos e pela escala de projetos, a Safira Solar se constitui em uma importante vertical de inovação dentro do Grupo Safira.

Para o diretor executivo do Grupo Safira, Mikio Kawai Junior, “Este modelo representa uma espécie de uberização do setor de energia elétrica, pois o consumidor residencial consegue contratar eletricidade baixando um aplicativo pelo celular, adicionando um cartão de crédito para faturamento, da mesma forma como ele solicita um carro no aplicativo de transporte.”

Ele destaca que este mecanismo também é socialmente inclusivo por diversos fatores: permite que o consumidor obtenha um desconto de até 10% no valor da conta de luz, dá acesso à energia limpa e renovável e dispensa a compra e instalação de equipamentos fotovoltaicos próprios. O Grupo Safira entra nesse mercado com a expertise de já ter uma fazenda solar de 5 MW em operação comercial localizada em Montes Claros (MG), cuja energia é vendida para pessoas físicas. O compartilhamento da energia solar desta usina atende mais de 7.500 unidades consumidoras residenciais e comerciais em Minas Gerais, o que abrange um universo de 30 mil pessoas.

 

 

 

Fonte: Petro Notícias


106 queries in 5,093 seconds