-->
Home | Oil & Gas | GE inicia testes da turbina a gás na usina termelétrica Porto de Sergipe I
Postado em 9 de dezembro de 2019 | 19:18

GE inicia testes da turbina a gás na usina termelétrica Porto de Sergipe I

A primeira turbina movida a gás natural da Usina Termelétrica Porto do Sergipe I, projeto da Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE) no município sergipano de Barra dos Coqueiros, entrou em operação nesta sexta-feira (06/12), em fase de teste. Conhecido como first fire, o primeiro acionamento da turbina 7HA da GE foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e marca, com sucesso, um importante marco do projeto.

A GE também construiu uma robusta linha de transmissão em 500 KV, com 34 km de extensão e 80 torres, que levará a energia gerada na usina até a Subestação Jardim, na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Recentemente, o time da GE finalizou a energização dos transformadores das turbinas da planta, atividade que permitiu a conexão da usina à rede elétrica nacional pelo sistema de transmissão, possibilitando a realização dos testes em alta potência.

“As turbinas a gás da usina sergipana foram as primeiras desse modelo a serem entregues e instaladas no Brasil e são bastante eficientes e dentre as mais modernas do mercado. Com a primeira partida da turbina, durante os minutos iniciais há emissão de vapor pela chaminé da unidade, em função da umidade existente na caldeira de recuperação de calor. Isso porque, no acionamento da turbina, a caldeira é submetida a alta temperatura que acarreta em uma rápida secagem do equipamento e, consequentemente, emissão de vapor, composto basicamente de água acumulada na caldeira durante a sua montagem”, explica o diretor do projeto da GE, Luciano Silva.

Os testes, como o acionamento realizado na sexta-feira, serão feitos em todas as três turbinas 7HA da usina. Vale ressaltar que o Operador Nacional do Sistema (ONS) está acompanhando todos os procedimentos e determinando o início de cada um deles.

Após o início da operação comercial esperada em 2020, a UTE Porto do Sergipe I terá capacidade instalada de 1,5 GW e vai transformar Sergipe no segundo maior estado gerador de energia do Nordeste, podendo atender até 15% do consumo de energia de toda a região.

Turbina 7HA

As turbinas a gás da classe 7HA são potencialmente as mais eficientes do mundo, segundo o Livro dos Recordes (Guinness) e a GE investiu quase US$ 2 bilhões no desenvolvimento dessa tecnologia. Além disso, as turbinas 7HA podem consumir menos combustível e proporcionar níveis de emissão 90% menores do que as usinas que operam a óleo diesel. Outra vantagem das turbinas 7HA é a possibilidade de atingirem sua capacidade de geração total em poucos minutos, oferecendo maior flexibilidade e confiabilidade para a rede elétrica brasileira nacional.

Fonte: TN Petróleo


108 queries in 6,323 seconds