-->
Home | Oil & Gas | Fábrica da Votorantim cimentos em Cantagalo recebe programa de economia de energia da Nexway
Postado em 23 de novembro de 2021 | 20:59

Fábrica da Votorantim cimentos em Cantagalo recebe programa de economia de energia da Nexway

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, reduzirá em 5.900 MWh o consumo anual de energia em sua fábrica de Cantagalo, localizada no Estado do Rio de Janeiro, por meio de um projeto desenvolvido e implantado pela Nexway Eficiência, empresa do Grupo Comerc Energia.

O projeto foi concebido após um estudo detalhado, que levou em consideração o consumo de energia e os equipamentos utilizados na unidade. Em seguida, foi realizada a substituição de parte dos motores por modelos mais modernos e eficientes, além da instalação de um novo transformador de potência e de novos painéis elétricos. O resultado foi a redução de 55% do consumo de energia dos equipamentos em questão e 6% de economia energética em toda a unidade.

Com o projeto, a fábrica de Cantagalo melhora a sua pegada ambiental e se torna ainda mais sustentável. Conforme projeção realizada pela Nexway, a unidade da Votorantim Cimentos terá uma redução de emissões de 1.680 toneladas de CO2. Para o  CEO da Nexway Eficiência, Marcel Haratz, ao reduzir o desperdício e otimizar o consumo de energia elétrica, a economia é garantida. “E, por meio da eficiência energética, ainda é possível reduzir a pegada de carbono, contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente. A implantação de um projeto de eficiência energética sob medida como esse proporciona redução no consumo de energia da unidade e maior confiabilidade no processo produtivo, uma vez que equipamentos mais modernos tem menos paradas não programadas”, disse.

Investimentos em projetos de eficiência energética são uma prioridade para a Votorantim Cimentos em todos os lugares em que opera. Nos últimos anos, em sua fábrica de Cantagalo, a empresa investiu na modernização dos equipamentos que realizam o coprocessamento – método que permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, reduzindo o uso de recursos naturais não-renováveis e, consequentemente, as emissões de CO2. Para o diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia, Álvaro Lorenz, a busca pela eficiência energética é uma importante alavanca estratégica para a Votorantim Cimentos. “Além disso, a sustentabilidade é um dos nossos direcionadores de negócios, investimos em soluções que gerem impacto positivo para a nossa companhia e para a sociedade.”, concluiu.

 

 

Fonte: Petro Notícias


105 queries in 7,033 seconds