-->
Home | Oil & Gas | Exportações argentinas para o Brasil crescem, mas no vermelho
Postado em 7 de outubro de 2021 | 17:50

Exportações argentinas para o Brasil crescem, mas no vermelho

A Argentina registrou um superávit comercial com o Brasil em setembro, após um aumento anual nas vendas de 37% no comparativo anual, foi relatado.

De acordo com os dados mais recentes, o comércio bilateral cresceu 46% neste ano, em relação ao mesmo período de 2020, com as exportações argentinas no valor de mais de US $ 8 bilhões.

Os novos números significam que a Argentina está se recuperando após dois anos de fortes reveses. Chaves para essa recuperação foram o milho, o trigo e as indústrias automotiva e siderúrgica, segundo estudo da consultoria Abeceb.

O fluxo comercial (exportações + importações) somou US $ 1.976 milhões em setembro (+ 28,8% ano-a-ano), crescendo pelo nono mês consecutivo, aponta o estudo.

Embora abaixo dos US $ 2.122 milhões de agosto, o comércio manteve-se em patamar elevado, sendo o melhor setembro desde 2017. Também apresentou recuperação total em relação ao bloqueio de 2020, com alta acumulativa de 46,1% A / A em 2021 e 8,6% em relação ao mesmo período em 2019.

A balança comercial ficou praticamente neutra em setembro (+ US $ 1 milhão), mas com melhora significativa em relação ao déficit de US $ 91 milhões registrado em setembro de 2020. Ainda assim, entre janeiro e setembro, os números comerciais vermelhos acumulados subiram para US $ 602 milhões , os piores dados para o mesmo período desde 2018.

As exportações para o Brasil somaram US $ 988 milhões, um aumento de 37% A / A, setembro é o nono mês consecutivo de crescimento, enquanto as compras argentinas saltaram 21,5% A / A para US $ 988 milhões, o sétimo mês consecutivo em alta.

Nos primeiros nove meses de 2021, as exportações para o Brasil cresceram 44,7%, totalizando US $ 8,141 milhões, enquanto as importações argentinas apresentaram um crescimento ainda maior, de 47,5%, atingindo US $ 8,743 milhões.

De acordo com a Abeceb, no restante do ano o comércio com o Brasil permaneceria em “níveis elevados, com exportações e importações acima dos níveis pré-pandêmicos”, embora “algumas fontes de incerteza estejam surgindo”.

O comércio será favorecido por um melhor desempenho das duas economias até o final do ano devido aos avanços na vacinação, menos restrições e queda de casos, prevê o documento.

As exportações automotivas argentinas continuariam crescendo, assim como as manufaturas de origem industrial (MOI) em geral, em linha com a recuperação da produção industrial no Brasil; enquanto um mercado de câmbio mais estressado nos próximos meses afetaria as importações.

Como uma desvalorização do peso argentino parece inevitável no curto prazo, é de se esperar um avanço das compras e postergação das vendas, o que aprofundaria o viés do déficit cambial.

Por outro lado, a persistência de dificuldades nas cadeias globais de abastecimento continua gerando escassez de alguns insumos essenciais, afetando a dinâmica produtiva de algumas indústrias e, com ela, o comércio entre os países.

A Abeceb alertou ainda que “não devem ser desconsiderados os efeitos da histórica calha do rio Paraná, que pode dificultar o fluxo normal do comércio entre os dois países”.

 

 

Fonte: O Petróleo

 

 


105 queries in 3,377 seconds