-->
Home | Oil & Gas | Energia Solar ultrapassa 7GW de potência instalada e mercado interno surpreende
Postado em 25 de novembro de 2020 | 21:20

Energia Solar ultrapassa 7GW de potência instalada e mercado interno surpreende

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica ultrapassa 7 GW, e seu valor é gerado principalmente pela energia distribuída em residências, empresas, áreas rurais e indústrias, do total de energia renovável do Brasil, comércio e serviços respondem por 76%.

A indústria ainda representa 13,2% dos consumidores rurais, seguida pela indústria com 8,9%, o setor público com 1,2% e, por fim, a iluminação pública com 0,02%.

Em termos de número de sistemas instalados, os usuários residenciais ocupam o primeiro lugar na geração distribuída de energia, respondendo por 72,8% do total.

O setor de energia solar no Brasil cresce a cada ano, com leilões, e os investimentos no setor são de 35 bilhões de reais desde 2012.

Absolar afirmou em relatório: “Em 2019, nos dois leilões de energia nova (A-4 e A-6), a energia renovável era a mais competitiva entre os recursos renováveis, com um preço médio inferior a US $ 21,00 / Megawatt horas “.

O segmento é a sétima maior fonte de energia no país, sendo presente nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e no Tocantins.

Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, informou em um comunicado que “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”.

 

 

Fonte: O Petróleo


105 queries in 2,940 seconds