-->
Home | Oil & Gas | Cooperação no Programa Nuclear Brasileiro com AIEA é discutida no MME
Postado em 12 de dezembro de 2019 | 19:51

Cooperação no Programa Nuclear Brasileiro com AIEA é discutida no MME

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu em audiência, o Diretor-Geral Adjunto da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Churdakov, para tratar de oportunidades de cooperação do Brasil com a AIEA, inclusive de capacitação de pessoal. Churdakov é Chefe do Departamento de Energia Nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica, desde 2015 e está visitando o Brasil pela segunda vez; a primeira foi em 2004.

Mikhail Chudakov, foi convidado a visitar o País para conhecer o Programa Nuclear Brasileiro e a central nuclear de Angra. Ele defende a importância da energia nuclear na transição energética para uma economia de baixo carbono, em linha com o pensamento do novo Diretor-Geral da AIEA, o Embaixador Rafael Grossi (Argentina).

A posição da AIEA coincide com a da Agência Internacional de Energia (AIE), que aponta para a importância da energia nuclear como energia limpa e firme, capaz de mitigar o efeito da intermitência das energias renováveis, em particular as energias eólica e solar.

A posição das Agências em relação à energia nuclear e seu papel no futuro coincide também com a do Governo Brasileiro. O próximo Plano Nacional de Energia (PNE 2050) deverá recomendar a construção de seis a oito novos reatores nucleares, além da conclusão das obras de Angra 3.

Fonte: Assessoria MME


146 queries in 3,323 seconds