-->
Home | Oil & Gas | China inicia a construção de uma nova usina nuclear com reatores projetados no País
Postado em 5 de janeiro de 2021 | 22:25

China inicia a construção de uma nova usina nuclear com reatores projetados no País

Em meio às discussões sobre energia, a China não dorme e inicia a construção de uma usina nuclear. O primeiro concreto relacionado à segurança foi lançado na unidade 1 na usina San’ao, na província de Zhejiang, da  China General Nuclear (CGN). Um total de seis reatores de água pressurizada Hualong One, projetados por chineses, estão planejados para o local.

Em maio de 2015, a Administração Nacional de Energia aprovou o projeto para realizar a proteção do local e trabalhos relacionados. Em setembro do ano passado, a reunião executiva do Conselho de Estado aprovou a construção das unidades 1 e 2 como primeira fase da usina. A Administração Nacional de Segurança Nuclear da China emitiu uma licença de construção para as duas unidades em 30 de dezembro. No dia seguinte, Yuan Jiajun, secretário do Comitê Provincial de Zhejiang do Partido Comunista da China e diretor do Comitê Permanente do Congresso Popular Provincial, emitiu uma ordem de início da construção em uma cerimônia  realizada para marcar o início oficial do construção da unidade 1.

Esta construção marca o primeiro projeto de energia nuclear chinês envolvendo capital privado, com o Geely Technology Group tendo uma participação de 2% na usina. A CGN detém 46% das ações da empresa do projeto Cangnan Nuclear Power, com outras empresas estatais detendo o restante.

O presidente e gerente geral da CGN, Yang Changli, disse que a empresa “usará a força de todo o grupo para aproveitar plenamente as vantagens de mais de 30 anos de construção contínua de energia nuclear e a experiência de construção do Hualong One, cumprir a responsabilidade política para a segurança nuclear, e trabalhar com todas as unidades participantes para transformar o projeto de energia nuclear San’ao em um projeto de qualidade “.

Também em setembro de 2020, o Conselho de Estado da China também aprovou a construção pela China National Nuclear Corporation e China Huaneng Group,  de dois reatores Hualong One como a segunda fase – unidades 3 e 4 – da planta de Changjiang na província de Hainan. A construção dessas duas unidades ainda não foi iniciada. As aprovações para as novas unidades seguiram uma desaceleração nas aprovações de projetos convencionais de energia nuclear em grande escala nos últimos anos.

Oito novos reatores foram aprovados em 2015, mas apenas a construção de um reator rápido de demonstração foi permitida entre 2016 e 2018. Três projetos foram acordados no início de 2019. Com o início oficial da construção da unidade 1 da usina San’ao, a CGN passou a ter sete reatores nucleares em construção com capacidade instalada de 8,21 GWe. Atualmente, possui 24 unidades em operação, com capacidade instalada de 27,14 GWe.

 

 

Fonte: Petro Notícias


104 queries in 8,155 seconds