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Postado em 15 de abril de 2021 | 17:35

China e Europa compram elevação das exportações de minério de ferro do Brasil

As exportações brasileiras de minério de ferro aumentaram 34% em relação ao ano de março, graças ao aumento das compras da China e da Europa.

As exportações do primeiro trimestre do ano passado foram limitadas por fortes chuvas e inundações, e pela lenta recuperação da Vale de um acidente de barragem em 2019, enquanto as exportações de um ano inteiro estavam em baixa de sete anos, em grande parte como resultado do Covid-19.

A Vale espera elevar sua capacidade de produção de minério de ferro em 8,7pc para 350 mn t/ano este ano, mas isso ainda seria uma redução de aproximadamente 10pc em relação a 2018.

Os embarques do Brasil para a China subiram 27pc no ano, para 17,37 milhões em março, como resultado do rápido aumento da produção de aço da China no primeiro trimestre. Em 19 de março, a maior cidade produtora de aço chinesa de Tangshan ordenou que 23 usinas reduzissem a produção em 30-50pc a partir de 20 de março, o que pesou na demanda por multas de minério de ferro, mas apoiou a demanda por pelotas.

O Brasil exportou 3,03 milhões de t para a UE em março, 55pc acima de um ano antes, quando as siderúrgicas reduziram drasticamente a produção por causa da disseminação do Covid-19. As exportações brasileiras no primeiro trimestre para a Europa encontraram apoio do aumento dos prazos de avanço e do aumento dos preços do aço. A avaliação diária da bobina do noroeste da Europa subiu constantemente durante o primeiro trimestre e teve uma média de €788,35/t em março, €311,46/t acima de um ano antes.

Os embarques para a Malásia mais do que triplicaram em uma base anual para 2,59 milhões de t em março. A Vale fechou seu local de mistura de minério de ferro Teluk Rubiah a partir de 23 de março de 2020 para cumprir um bloqueio nacional na Malásia.

Os embarques para o Japão caíram 51pc para 619.726t. com a produção de aço do Japão em uma baixa de aproximadamente 50 anos no ano fiscal de abril de 2020-março de 2021, sob pressão da fraca demanda no setor de veículos e um segundo estado de emergência nacional sobre o Covid-19.

 

 

 

Fonte: O Petróleo


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