-->
Home | Oil & Gas | Caderno de Boas Práticas de E&P tem nova edição lançada pelo Comitê de HSE do IBP
Postado em 1 de dezembro de 2019 | 17:57

Caderno de Boas Práticas de E&P tem nova edição lançada pelo Comitê de HSE do IBP

O IBP reuniu, no último dia 26, agentes do setor para o lançamento do Caderno de Boas Práticas de E&P – Diretrizes para Gerenciamento de Materiais Radioativos de Ocorrência Natural (NORM). Além de membros de empresas operadoras, a ocasião contou ainda com representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Secretaria do Trabalho, órgãos que também participaram da elaboração do guia.

Iniciativa do Comitê de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (HSE Committee) do IBP, por meio do grupo de trabalho de Materiais Radioativos de Ocorrência Natural (GT NORM), a publicação tem o objetivo de prover orientações sobre o gerenciamento desse tipo de material, visando à segurança e à proteção radiológica de trabalhadores e do meio ambiente.

“Esse caderno, especificamente, tenta contribuir para toda a cadeia, todo o processo que inclui o armazenamento, o manuseio, o monitoramento e a destinação de NORM. Quanto mais padronizamos, quanto mais entendemos que esse é o melhor procedimento possível para o conhecimento que detemos, obviamente, conseguimos ter um risco gerenciado de uma forma muito mais exitosa”, defendeu Carlos Henrique Mendes, Gerente Executivo de SMS e Operações do IBP.

A coordenadora da publicação, Ana Paula Guimarães Pereira, ressaltou a importância de outras empresas no processo de elaboração do manual, com o intuito de compartilhar dúvidas comuns.”Conseguimos trazer as principais operadoras que já estão enfrentando esse dilema para conversar, para compartilhar as melhores práticas. Também conseguimos abordar alguns órgãos”, explicou. “Muito da nossa ideia no GT, assim como no Caderno de Boas Práticas, é conseguir compartilhar informação, dúvidas e trabalhar em conjunto para tentar achar as melhores soluções”.

Fonte: Assessoria IBP


109 queries in 3,499 seconds