-->
Home | Oil & Gas | Bangladesh chega a conclusão que sua Usina Nuclear será mais barata do que suas outras fontes de energia
Postado em 25 de agosto de 2020 | 17:14

Bangladesh chega a conclusão que sua Usina Nuclear será mais barata do que suas outras fontes de energia

O custo de geração de energia na Usina Nuclear de Rooppur, de Bangladesh,  será muito mais baixo do que o custo das usinas a carvão, mas mais alto do que das usinas a gás. O ministro da Ciência e Tecnologia, arquiteto Yeafesh Osman, falou sobre o andamento da primeira usina nuclear do país, que agora está em construção com um empréstimo russo de US$ 13 bilhões. O trabalho na usina nuclear está agora em andamento no ritmo necessário, apesar dos contratempos causados pela pandemia Covid-19. Nesse sentido, o primeiro vaso de pressão do reator nuclear será montado em dezembro deste ano. O ministro  Osman disse que “o custo de geração de energia pode cair um pouco depois que o período de reembolso do empréstimo para o projeto terminar.”

Determinar o custo da energia nuclear é complicado, porque o ciclo de vida dessas usinas pode ser quase três vezes o de uma usina movida a gás ou carvão. O ciclo de vida dos reatores é de 60 anos, com possibilidade de prorrogação. O custo é derivado do cálculo de uma série de fatores, incluindo o preço do combustível nas próximas décadas, os termos do empréstimo, o custo complexo da operação da planta, custos externos e outros. Anteriormente, a Bangladesh Atomic Energy Commission (BAEC) disse que o custo médio de geração de eletricidade será menor do que está sendo produzido a partir de fontes convencionais de energia, como gás, carvão, diesel e óleo de forno.

Diesel, óleo de forno e carvão são combustíveis primários comparativamente caros para gerar eletricidade. O Bangladesh Power Development Board (BPDB), o único comprador estatal de eletricidade dos produtores, também comprará eletricidade dessa usina. Syead Ahmed, ex-membro do BPDB, disse que  “o custo de geração da energia nuclear parece bom em comparação com os custos do Gás Natural Liquefeito e da produção de eletricidade baseada no petróleo.” As unidades de energia serão equipadas com sistemas de segurança ativos e passivos, incluindo o Molten Core Catcher. Os reatores russos VVER 1200 de mais de 3 gerações serão usados na primeira usina nuclear de Bangladesh.

 

 

Fonte: Petro Notícias


140 queries in 3,214 seconds