-->
Home | Oil & Gas | A Engerey expande seus negócios para o Norte e Nordeste do País e amplia sua fábrica no Paraná
Postado em 11 de março de 2021 | 17:03

A Engerey expande seus negócios para o Norte e Nordeste do País e amplia sua fábrica no Paraná

A Engerey, fabricante de painéis elétricos com sede em Curitiba (PR), está ampliando sua unidade fabril para dar conta do crescimento na demanda por painéis elétricos que ocorreu no mercado. Segundo a direção da empresa, o crescimento deve-se à retomada da economia em geral, que ficou estagnada durante o período da pandemia de Covid-19. Além disso, a alta também está relacionada à abertura realizada pela Engerey para novos mercados.

O CEO Fábio Amaral, explicou que o período de instabilidade no início da pandemia levou a empresa a realinhar suas estratégias e enxergar novos mercados para seus painéis certificados, quadros de distribuição, automação, tomadas e uma série de outros produtos voltados à gestão elétrica de empreendimentos.

A empresa optou pela diversificação de mercados e os escolhidos foram as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. Para isso, foram e ainda  estão sendo contratados representantes nessas regiões para captação de novos clientes, já que a carteira da empresa era fortemente concentrada no Sul do país.

“Durante a pandemia nossa estratégia foi abrir novos mercados. Enquanto o Sul tinha suas atividades restringidas a ações de distanciamento social para contenção do coronavírus, focávamos nossa ação no Norte e Nordeste e vice-versa, por exemplo. Assim, mantivemos nosso faturamento durante o período de crise e, hoje, com a retomada, esta ação foi revertida em crescimento acelerado”, conta Amaral.

Para suprir o grande número de pedidos, a empresa contratou novos profissionais para a montagem de painéis e expandiu sua fábrica, que agora totaliza 2,5 mil metros quadrados. A movimentação impacta diretamente na capacidade produtiva da empresa em mais de 20%, mesmo percentual de crescimento esperado para o ano de 2021 com relação a faturamento. Outro aspecto que garantiu grande penetração da empresa nesses novos mercados foi o seu foco na fabricação de Painéis Elétricos Certificados.

Cerca de 70% dos painéis elétricos no Brasil não atendem às normas. Fábio explica que existem duas normas atualmente em vigor no Brasil para painéis elétricos certificados. Uma delas deixará de ter validade no final do ano de 2021. A outra  foi publicada em 2016 e, após um período de adequação de cinco anos, em 2022, passará a ter obrigatoriedade de conformidade.

Porém, elas são de uso facultativo no Brasil, já que o que as tornam obrigatórias são as suas regulamentações. E o que regulamenta a norma para painéis elétricos são as legislações vigentes.  “Contudo, o que poucos sabem é que, em caso de sinistro, todos podem responder. A lei seguirá a norma vigente e a responsabilização recairá sobre todos os envolvidos. Isso modifica consideravelmente o modo como a certificação deve ser encarada no Brasil”, avalia Fábio Amaral. Uma boa notícia é que os mercados específicos têm optado mais por painéis ensaiados, pois enfrentam situações que exigem confiabilidade, como data centers, hospitais, aeroportos, shopping centers e indústrias, onde o custo é muito alto em caso de paralisação.

 

 

 

Fonte: O Petróleo


107 queries in 3,831 seconds