-->
Home | Jornal Multimodal | VTS Vitória completa um ano e balanço supera expectativas
Postado em 28 de novembro de 2018 | 16:17

VTS Vitória completa um ano e balanço supera expectativas

Único porto público brasileiro a operar com o sistema de controle de navegação, o VTMIS do Porto de Vitória completa um ano de operação e os resultados superam expectativas. Nesse período foram realizadas mais de 252 mil ações de controle de tráfego e incremento da segurança da navegação. Um total de 2.046 embarcações movimentaram os portos de Vitória, Praia Mole e Tubarão entre setembro de 2017 e setembro deste ano.

O balanço das atividades do VTMIS foi divulgado pela Coordenação de Gestão de Gerenciamento do Tráfego de Embarcações da CODESA na quinta-feira, 7. O coordenador Agostinho Sobral avalia como bastante positivos os resultados apurados: “Toda movimentação na área de fundeio, nos terminais e no Canal de Vitória é controlada. Além disso, são monitorados barcos pesqueiros, de passeio, lazer e eventos náuticos, inclusive à noite, por meio de câmeras de infravermelho de longo alcance”€, pontuou.

Balanço

O boletim de operações do VTMIS destaca sete itens: Incidentes, acidentes, descumprimento de normas, ações de controle, comunicações, embarcações em trânsito e acionamento de serviços aliados. Em um ano de operação, foram 23 incidentes, a maioria sobre falhas de motores – geralmente em pequenas embarcações e nenhum acidente no período. Os órgãos responsáveis por auxílio, socorro e/ou notificação foram acionados 22 vezes.

Um dos dados mais significativos é o que registra o descumprimento de normas e procedimentos. Nos quatro últimos meses de 2017, quando o sistema começou a operar, foram 25 notificações. Mas com o monitoramento do Vitória VTS as embarcações passaram a cumprir as determinações legais e as infrações vem caindo: no primeiro trimestre deste ano foram 10; no segundo trimestre, quatro registros e de julho a setembro, apenas dois.

Movimentação

Entre setembro do ano passado e o mesmo período deste ano 2.046 navios circularam na área de cobertura do Vitória VTS. O sistema que realiza o controle de tráfego compreende os fundeadouros, canais de acesso aos portos de Vitória, Tubarão e Praia Mole e o mar territorial até 12 milhas náuticas da linha da costa.

Um total de 252.234 ações de controle e monitoramento de tráfego de embarcações foram registradas, inclusive disponibilização de imagens, em tempo real, para a Capitania dos Portos, o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal e Receita Federal de Vitória, e dados meteoceanográficos para a Praticagem e outros órgãos aliados.

E no quesito ações de controle de tráfego, o Vitória VTS emitiu 25.773 comunicações no período de 12 meses, desde que entrou em operação dia 4 de setembro do ano passado.

Fonte: CODESA


101 queries in 7,932 seconds