-->
Home | Jornal Multimodal | UE estende investigação sobre importações de aço até 1º de fevereiro
Postado em 19 de dezembro de 2018 | 16:26

UE estende investigação sobre importações de aço até 1º de fevereiro

A Comissão Europeia prorrogou até 1º de fevereiro a investigação sobre as medidas necessárias para evitar um aumento expressivo de importações de aço após a imposição de tarifas pelos Estados Unidos.

O órgão, que supervisiona a política comercial para os 28 membros da União Europeia, já estabeleceu um sistema de cotas e tarifas para conter preocupações de que produtos de aço que não são mais exportados para os EUA inundem os mercados europeus.

O sistema de “salvaguarda” é provisório enquanto se espera a conclusão da investigação da Comissão, que deveria ter terminado nove meses após o seu início em 26 de março.

No entanto, as regras da UE permitem que o regulador prolongue a investigação até dois meses em circunstâncias excepcionais.

A Comissão informou que o tamanho da investigação, com 28 categorias de produtos e mais de 800 interessados registrados, é sem precedentes.

Medidas definitivas, se forem adotadas, teriam que ser implementadas até 1º de fevereiro.

As salvaguardas atuais envolvem cotas para diferentes produtos de aço, fixados na média das importações nos últimos três anos, com uma tarifa de 25 por cento estabelecida para volumes superiores a esses valores.

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, disse na semana passada que era “absolutamente” crítico que a Europa estenda as medidas de proteção e corrija os pontos fracos, como as isenções para os países em desenvolvimento.

Os principais exportadores de aço para a UE são China, Índia, Rússia, Coreia do Sul, Turquia e Ucrânia.

Fonte: Reuters


105 queries in 3,743 seconds