-->
Home | Jornal Multimodal | UE aprova compra da divisão ferroviária da Bombardier pela Alstom
Postado em 4 de agosto de 2020 | 17:22

UE aprova compra da divisão ferroviária da Bombardier pela Alstom

Depois de vetar a fusão entre Alstom e Siemens no ano passado, a Comissão Europeia aprovou no último dia 31 de julho a aquisição pela multinacional francesa da divisão ferroviária da Bombardier Transportation. A aprovação foi feita sob algumas condições, que inclui venda de unidade de produção pela Alstom e oferta de licença para concorrência pela Bombardier. O fechamento da aquisição está previsto para o primeiro semestre de 2021. O negócio está avaliado em 6,2 bilhões de euros (cerca de R$ 38 bilhões).

Quando concretizada, a aquisição permitirá a criação do segundo maior fabricante mundial de suprimentos ferroviários, depois da chinesa CRRC.

Veja os compromissos propostos pelo órgão regulador de concorrência da Comissão Europeia para a efetivação do negócio:

– Uma transferência da contribuição da Bombardier Transportation para o trem de alta velocidade V300 ZEFIRO e uma oferta de licença IP para a Hitachi para o trem co-desenvolvido pela Hitachi e Bombardier Transportation para uso em futuros concursos de alta velocidade no Reino Unido.

– O desinvestimento da Alstom Coradia Polyvalent e da unidade de produção de Reichshoffen, na França.

– O desinvestimento da plataforma Bombardier TALENT 3 e das instalações de produção dedicadas situadas na fábrica de Hennigsdorf, na Alemanha.

– Fornecer acesso a interfaces e produtos para algumas unidades de sinalização de bordo da Bombardier Transportation e sistemas de gestão de controle de trens (Train Control Management Systems – TCMS).

Segundo informou a Alstom, ”os desinvestimentos respeitarão todos os processos sociais aplicáveis e as consultas aos órgãos de representantes dos trabalhadores. A transação continua sujeita a aprovações regulamentares adicionais em várias outras jurisdições e condições de fechamento habituais”.

 

 

Fonte: Revista Ferroviária


140 queries in 8,533 seconds