-->
Home | Jornal Multimodal | Uberaba lidera o ranking em volume de exportações de Minas Gerais
Postado em 13 de março de 2019 | 16:51

Uberaba lidera o ranking em volume de exportações de Minas Gerais

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 o Brasil importou mais do que exportou. Uberaba também seguiu essa tendência, de acordo com Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços comparando 2018 com 2017 as exportações caíram 31,65%. Em Minas, Uberaba é o município que lidera o ranking em volume de exportações, conforme matéria produzida pela TV Integração.

Mesmo desconfiado sobre a situação do econômica do País, o brasileiro não desanimou e apesar da crise dos últimos anos, em 2018 o consumo das famílias cresceu 1,9% em relação a 2017. Foi o que mostrou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo IBGE. Os motivos para essa alta de acordo com a economista Fabiana Alves são principalmente: “a redução da taxa de juros que aumentou o poder de compra das pessoas juntamente também a taxa de emprego de empregabilidade que teve uma alta que mesmo modesta, moderada, mas ela teve uma alta assim então proporcionou as pessoas ter um poder de compra um pouco mais elevado”, disse.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, serve para medir a evolução da economia, o resultado de 2018 apontam crescimento de 1,1%, foi o mesmo índice obtido em 2017. “Esse número ele ficou aquém do esperado, porém ao longo de 2018 ele foi sendo revisado pelos especialistas porque tivemos alguns fatores negativos que impactaram diretamente na economia e fez é essa taxa ser revisada para baixo”, disse Fabiana.

E foi principalmente o setor externo que contribuiu negativamente para esse resultado abaixo das expectativas as exportações no país cresceram 4,5% enquanto as importações cresceram 8,5% em relação a 2017. “Que o Brasil fez foi o inverso em 2018 houve mais importações e menos exportações. A crise na Argentina por exemplo prejudicou bastante que a Argentina é um dos nossos maiores parceiros em relação aos manufaturados então isso fez o nosso desempenho não ser tão satisfatório”, completou Fabiana.

Em Uberaba de acordo com o Ministério da Economia Indústria Comércio Exterior e Serviços as importações cresceram 21,14% colocando o município como primeiro em volume no estado e 34º no ranking nacional, já as exportações caíram e muito, 31,65%. Para se ter uma ideia os principais produtos que saíram daqui para o mercado externo foram açúcar, ferramentas, animais vivos e também soja apontada como um dos principais motivos para esse déficit tão grande no município tendo em vista que a exportação do grão caiu 77,3%. Já esse ano o mais preocupa é o tempo já que a chuva pode interferir na Safra 2018/2019.

“Choveu muito pouco em dezembro e muito pouco em janeiro. E agora na época da colheita estamos vendo que fevereiro choveu acima de 400mm e isso da problema no escoamento, na colheita, a soja não desenvolve como tem que desenvolver, assim quebra a produção”, disse o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad.

Fonte: Jornal de Uberaba


102 queries in 3,220 seconds