-->
Home | Jornal Multimodal | Tópico Galpões lança Relatório de Sustentabilidade 2020
Postado em 30 de junho de 2021 | 17:04

Tópico Galpões lança Relatório de Sustentabilidade 2020

Publicação é inédita no segmento de infraestrutura flexível e destaca as ações da empresa ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG.

A Tópico, líder no mercado nacional de galpões lonados há mais de 40 anos, acaba de lançar o primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa, referente ao ano de 2020, com informações, dados e resultados de iniciativas sociais, ambientais, governamentais e econômicas da companhia. A publicação, inedita no segmento, destaca a adoção de medidas para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus e ações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês).

“Há cerca de três anos estruturamos um conjunto de trabalhos de cultura que nos levou ao caminho da sustentabilidade e a um direcionamento mais atento ao ESG. Então, este material é de suma importância para materializarmos o que já é inerente ao nosso negócio: o produto (galpão) tem apelo sustentável pela sua reutilização, destinação para reciclagem após remontagens e por gerar zero resíduo em obras”, comenta a head de Recursos Humanos da Tópico, Elaine Costa.

Utilizando a metodologia Standards da Global Reporting Initiative (GRI), o Relatório foi dividido em quatro grandes pilares – ‘Planeta’, ‘Pessoas’, ‘Essência’ e ‘Negócios’ – e avaliou itens fundamentais para qualificar e contextualizar os dados obtidos, como tecnologias adotadas, ações em prol do meio ambiente, comprometimento com colaboradores e stakeholders.

‘Planeta’ – Com a natureza do produto sustentável desde a concepção, a Tópico aplica o conceito de economia circular, desde a escolha da matéria-prima até a reutilização e descarte de materiais. Os galpões flexíveis da companhia são ecoeficientes, ou seja, construídos com produtos recicláveis (aço e lona) e instalados conforme a necessidade do cliente, sem desperdícios, para garantir menor impacto no meio ambiente. Outro ponto é que os materiais provenientes de fontes não renováveis são destinados como sucata para a reciclagem.

A empresa também implantou um programa de gerenciamento de resíduos para medir a quantidade de produtos (aço, ferro e lonas) destinados à reciclagem. Outra iniciativa implementada é a captura de partículas de fuligem da solda, que ficam suspensas no ar, para que sejam descartadas corretamente por uma entidade certificada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

No que diz respeito a energia, a Tópico desenvolveu para os galpões uma película de filme fino solar para aumentar a eficiência energética dos clientes. Já com relação a utilização de energia elétrica nas unidades da companhia, o Relatório apontou que houve uma diminuição de mais de 40% no total de energia consumida.

Destaque também para a utilização de água: como medida de segurança há um reservatório com 35 mil litros de água para combate a possíveis incêndios, e todas as lonas são lavadas com água captada da chuva. Uma cisterna já está em construção para captação exclusiva de água para reúso.

‘Pessoas’ – Com um quadro de mais de 380 colaboradores alocados nas filiais e sede (São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará) e centro logístico (SP), em ‘Pessoas’ o Relatório destaca o investimento de R$ 2,5 milhões para a área de segurança e reforça a cultura organizacional como principal pilar para resultados positivos. Dentre as diversas iniciativas em programas de saúde, segurança ocupacional e valorização da vida, estão o ‘Ser Tópico’, ‘Talento Interno’, ‘Universidade Tópico’, ‘Programa de Prevenção Ativa’, entre outros.

‘Essência’ e ‘Negócio’ – O modelo de negócio integrado da Tópico, que contempla fábrica, montagem/desmontagem e prestação de serviço pós-venda, permite uma série de benefícios aos clientes, como maior agilidade e competitividade, crescimento sem altos investimentos em ativos, utilização de acordo com a demanda (diminui a ociosidade e elimina custos desnecessários), isenção de IPTU, e alteração do layout de forma ágil, conforme a dinâmica de utilização.

São mais de 750 clientes ativos e 2,5 milhões de metros quadrados de infraestrutura instalados pelo país que atendem os segmentos: açúcar, alimentos, construção e engenharia, fertilizantes, papel e celulose, varejo e atacado, transporte e logística, indústria, veículos e peças, e agronegócio. A capacidade de produção manteve o padrão entre 20 a 40 mil m2 por mês e a receita líquida alcançou R$ 141 milhões, 6,5% a mais do que em 2019.

“O Relatório de Sustentabilidade fornece transparência integral para a sociedade e partes interessadas, pois mostra todas as ações que implantamos e continuamos desempenhando na companhia. A Tópico é a única empresa do segmento a contar com esse tipo de material, então nosso objetivo é influenciar positivamente o mercado de infraestrutura flexível para que tenhamos mais iniciativas como essa”, comenta o CEO da Tópico, Arthur Lavieri.

O Relatório de Sustentabilidade 2020 completo pode ser conferido em https://topico.com.br/sustentabilidade.

 

 

 

Fonte: Assessoria


103 queries in 3,324 seconds