-->
Home | Jornal Multimodal | Tensões comerciais podem reativar reformas agrícolas paralisadas, diz OCDE
Postado em 2 de julho de 2019 | 17:36

Tensões comerciais podem reativar reformas agrícolas paralisadas, diz OCDE

As tensões internacionais sobre o comércio podem ter um resultado positivo para a agricultura ao reativar os esforços para reformar as políticas mais ineficientes que distribuem centenas de bilhões de dólares aos agricultores a cada ano, disse a OCDE.

Quase 70% dos subsídios, impostos e outras transferências financeiras envolvendo agricultores vêm de políticas que distorcem fortemente os mercados, especialmente ao criar uma lacuna artificial entre os preços domésticos e mundiais, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico em Paris, em uma pesquisa anual de política agrícola.

Depois de medidas significativas no início dos anos 2000 para reduzir os subsídios que sustentam a produção e os preços, que a OCDE considera um desperdício e impedem investimentos estruturais na agricultura, o progresso da reforma “estagnou” na última década, disse o relatório publicado nesta segunda-feira.

Um aumento nas tensões comerciais levou a novas medidas de desestabilização do mercado, como as tarifas, mas também pode chamar a atenção para as distorções de longa data, disse à Reuters Ken Ash, diretor de comércio e agricultura da OCDE.

“Estamos optando por ser otimistas porque há uma frustração com os subsídios em vários setores industriais, na pesca e agricultura”, disse ele por telefone.

“Se passar do conflito para a cooperação, você poderá ver medidas que começam a disciplinar as ações mais notórias que distorcem não apenas a agricultura, mas também outros setores”.

Ash preferiu não comentar sobre disputas comerciais específicas, incluindo a guerra comercial tarifária, que já dura quase um ano, entre os Estados Unidos e a China.

Fonte: Reuters


104 queries in 3,190 seconds