-->
Home | Jornal Multimodal | Tempo de avançar
Postado em 18 de novembro de 2020 | 20:38

Tempo de avançar

Perto de completar um ano desde que voltei para a TCP para assumir a diretoria Comercial e Institucional da empresa, avalio que vivemos um momento positivo e promissor. Nos últimos anos, a TCP investiu fortemente no seu crescimento, aumentando a sua capacidade operacional, com a ampliação da infraestrutura, aquisição de novos e modernos equipamentos, sistemas e novas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial que otimizaram processos e melhoraram ainda mais a nossa relação com o mercado.

Além disso, nosso time comercial vem realizando um trabalho de excelência, o que tem garantido a conversão de novas cargas para Paranaguá. Como resultado, nos oito primeiros meses de 2020, as exportações pelo terminal cresceram mais de 8% em relação ao mesmo período de 2019, o que coloca em segundo lugar nos rankings dos portos e dos terminais portuários por exportações no Brasil, divulgado recentemente pelo Datamar.

Temos vivido o resultado de um trabalho sério. Porém, há muitos outros desafios que precisam ser vencidos e resultados para serem alcançados. Como gestor, entendo que o maior deles é transformar a TCP em um operador de nível mundial, consolidado como o Hub Port da América do Sul, e a melhor opção logística tanto para brasileiros, quanto para a indústria de outros países como o Paraguai.

Sermos reconhecidos como o porto com maior e melhor portfólio intermodal do continente exigirá de nós um trabalho intenso de alinhamento entre diversos atores como governos estadual e federal, e autoridades portuárias, para juntos mitigarmos gargalos importantes como é a necessidade do aprofundamento do calado operacional, a execução do projeto para aprofundamento, além da melhoria do acesso rodoviário à cidade de Paranaguá.

Precisamos estar preparados, principalmente, neste momento em que observamos que a consolidação dos armadores e terminais portuários. Hoje, os principais armadores são donos de terminais portuários, acirrando ainda mais a competição. Ganha quem está preparado.

Apostando em um modelo de gestão moderno, também temos o compromisso de gerar impacto positivo em todo o litoral paranaense, transformando a região em um polo de oportunidades, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. Com isso, movimentamos a economia paranaense, gerando mais oportunidades de emprego e renda.

Pensamos grande, pois entendemos que a TCP é uma protagonista no que diz respeito ao comércio exterior brasileiro. Por isso, assumimos o compromisso de sermos facilitadores e liderança em projetos de logística em todo o estado. É tempo de avançar!

 

 

Fonte: Portos e Navios

 

 

 


137 queries in 3,291 seconds