-->
Home | Jornal Multimodal | SUPRG participa de Fórum da Câmara Brasil-Alemanha
Postado em 9 de junho de 2019 | 17:22

SUPRG participa de Fórum da Câmara Brasil-Alemanha

A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul participou do VII Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística, organizado pela Câmara Brasil-Alemanha. O evento ocorreu no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e contou com a presença do superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, do cônsul geral da Alemanha no RS e SC, Thomas Schimitt, e também do presidente da Câmara, Marcus Coester.

“Nós temos hoje um sistema internacional em que são 140 Câmaras da Alemanha com outros países baseadas em três pilares: desenvolvimento de negócios, tecnologia e desenvolvimento sustentável. E esses negócios não podem acontecer sem uma infraestrutura adequada”, diss o presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Marcus Coester. Em seguida, o vice-presidente da entidade e coordenador do Comitê de Logística da Câmara Brasil-Alemanha, Renê Wlach, afirmou que “em 2012, quando pensamos nesse evento, o Brasil vinha piorando e nunca tivemos um ciclo tão demorado de queda. A curva ascendente está demorando um pouco para acontecer. Ao longo dos anos, fomos atendidos e contribuímos com algumas pautas e vemos avanços na BR-116, por exemplo. A ferrovia precisa ser trabalhada e outro ponto importante que não existia é a hidrovia. Nos últimos anos algumas empresas começaram a olhar a hidrovia de uma outra maneira”, afirmou ele.

Antes da fala de Fernando Estima, o cônsul geral da Alemanha no RS e SC, Thomas Schimitt, apresentou algumas das ações alemãs que já estão dando certo no Brasil como o caso do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Segundo ele, “são poucos meses de concessão e já possível perceber avanços”, afirmou ele. Thomas também afirmou que existem empresas da Alemanha interessadas em auxiliar o Brasil principalmente na área portuária e que estão disponíveis para conversar sobre como os dois países podem se auxiliar aqui no Estado.

O superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, afirmou que há total interessa da Superintendência dos Portos em ouvir aquilo que os alemães podem auxiliar no desenvolvimento e no progresso dos portos gaúchos. Ele ainda destacou os avanços da dragagem de manutenção e do alinhamento do Governo do Estado com a Secretaria Nacional de Portos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários. “Estamos trabalhando para criar um modelo de gestão mais eficiente. Colocamos uma diretoria técnica, agora estamos alinhando as secretarias de Gestão e Governança Estratégica, Desenvolvimento e Logísticas e Transportes para sairmos do modelo autárquico para uma empresa pública e também construindo um modelo para uma dragagem permanente”, concluiu Estima.

Fonte: Portos do Rio Grande do Sul


102 queries in 3,107 seconds