-->
Home | Jornal Multimodal | Senador quer ferrovia em Cuiabá como condição da renovação da malha ferroviária de SP
Postado em 18 de junho de 2019 | 18:29

Senador quer ferrovia em Cuiabá como condição da renovação da malha ferroviária de SP

O senador Jayme Campos (DEM) defende que o governo federal só renove o contrato com a Rumo Logística para a concessão da malha ferroviária de São Paulo se a empresa se comprometer em fazer o trecho da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá. Para ele, é importante que a construção do trecho seja condição para renovação do contrato da malha ferroviária paulista.

A empresa, por sua vez, destaca que já há estudos neste sentido e promete investimentos de R$ 7 milhões nos próximos anos em Mato Grosso para levar a Ferronorte até Lucas do Rio Verde, conforme informação do o CEO da Rumo, João Alberto Abreu.

Jayme disse que vem trabalhando com os diretores da Fico que a renovação preveja a construção do ramal até Cuiabá. Também disse que o assunto é debatido com a diretoria da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

O democrata disse que, neste sentido, tem buscado articular em Brasília a possibilidade da expansão da ferrovia com a renovação da malha ferroviária paulista.

Demanda Social

Para a deputada estadual Janina Riva (MDB) a chegada dos trilhos a Cuiabá é uma demanda social, já que, apesar de ser a Capital, a cidade é rodeada de 14 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Então, seria não só um por uma questão econômica, mas social também. Segundo ela, na Assembleia Legislativa um grupo de deputados já trabalha para que a ferrovia seja leva a Cuiabá.

Fonte: O Livre


146 queries in 3,011 seconds