-->
Home | Jornal Multimodal | Rocha Terminais passa a contar com 270 mil toneladas de capacidade estática no Porto de Paranaguá
Postado em 28 de março de 2022 | 18:54

Rocha Terminais passa a contar com 270 mil toneladas de capacidade estática no Porto de Paranaguá

A Rocha Terminais Portuários e Logística tornou-se o maior terminal privado de grãos do Porto de Paranaguá, com a disponibilidade de 270 mil toneladas de capacidade estática para armazenagem e capacidade estática para exportar cinco milhões de toneladas ao ano. A nova capacidade estática foi alcançada neste mês de março com a inauguração da segunda fase do terminal de Granéis Sólidos de Exportação (Gexpo). O novo complexo representa um aumento de 46% na sua capacidade estática interligada ao Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.

“Os estudos para a implantação do Gexpo tiveram início há sete anos a partir das demandas dos clientes e análises de mercado. Buscamos, nesse sentido, ouvir os setores produtivos e desenhar um complexo logístico moderno, diversificado, e com alta produtividade. Nosso propósito é oferecer condições para que o agronegócio exporte sua safra com maior eficiência”, declarou Juliano Mattar Dell’Agnolo, diretor-presidente da Rocha.

Os dois novos armazéns que compõem o Gexpo são dedicados ao embarque de grãos do complexo soja e estão preparados para o atendimento de outras demandas durante o ano, como os embarques de milho e farelo.

Modais

Com as instalações recém-inauguradas, a estrutura para recebimento de caminhões teve sua capacidade duplicada e hoje conta com quatro tombadores para atendimento de 24 caminhões por hora, o equivalente a aproximadamente, 21 mil toneladas de grãos descarregados por dia.

Os investimentos aplicados no novo complexo logístico também abrangeram as operações no modal ferroviário. A recepção das composições segue o definido no chamado Projeto Asa Leste, com a criação de conexões sinérgicas. Com a nova estrutura, o número de encostes simultâneos passou de 70 vagões (3,8 mil toneladas) para 88 vagões (4,9 mil toneladas), permitindo, assim, a recepção de até 250 vagões por dia (13,7 mil toneladas por dia).

Com o Gexpo, a empresa tornou-se o único terminal de grãos do Porto de Paranaguá com quatro linhas para embarques de grãos, com capacidade total de oito mil toneladas por hora.

 

 

Fonte: Portos e Navios


103 queries in 3,253 seconds