-->
Home | Jornal Multimodal | Publicado novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Suape
Postado em 18 de fevereiro de 2020 | 17:59

Publicado novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Suape

Já está disponível no site de Suape o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto. Elaborado pela autoridade portuária, o documento foi aprovado pelo Ministério da Infraestrutura, conforme Portaria Nº 444/2020, publicada no Diário Oficial da União no último dia 12 de fevereiro. O PDZ é um instrumento de planejamento a nível operacional, compatibilizado com as políticas de desenvolvimento dos municípios da área de influência, do estado e da região do porto.

O PDZ apresenta os resultados das análises realizadas para atender o crescimento projetado para o Porto Organizado no curto, médio e longo prazo. Abrange informações sobre aspectos físicos, operacionais e econômicos, incluindo a acessibilidade, tanto a aquaviária como a terrestre, equipamentos e instalações, além de aspectos ambientais e de segurança portuária. O objetivo geral é a promoção da modernização do porto e a integração com os demais modais de transporte.

No PDZ estão previstas as projeções de demanda, cálculos de capacidade e expansão com horizonte até 2035 e visão de futuro posterior a 2035. O instrumento estabelece ações e metas para expansão racional e otimização do uso de áreas e instalações do porto, com aderência ao Programa Nacional de Logística Portuária e ao Plano Mestre de Suape. As perspectivas de movimentação de carga levam em consideração fatores internos e externos, como o desenvolvimento gerado pelo atual momento econômico, resultado de novos negócios e novos terminais, portanto, ele é flexível conforme as variáveis, podendo ser revisto sempre que necessário.

“Suape é um dos maiores polos de desenvolvimento do Brasil. O olhar para o futuro é permanente, planejando cenários e possíveis conjunturas em horizontes de um, cinco, dez, trinta anos. O novo PDZ é um instrumento importante porque direciona os investimentos, orienta sobre planos de expansão, modernização e melhorias na infraestrutura para aumentar a capacidade do porto”, explica Francisco Martins, diretor de Planejamento e Gestão de Suape.

Para atender à demanda de carga futura, o PDZ trouxe uma atualização da poligonal baseada no planejamento de melhorias e investimentos portuários, que resultou num novo zoneamento do porto. O documento pode ser consultado no site de Suape (suape.pe.gov.br) e no do Ministério da Infraestrutura (infraestrutura.gov.br).

REVISÃO – O PDZ do Porto Organizado de Suape 2020 é resultado de um trabalho multidisciplinar, buscando a sinergia entre as instalações portuárias, as infraestruturas e os meios ambiente e urbano. O documento é uma revisão do PDZ anterior, aprovado em 2010 pelo Conselho da Autoridade Portuária e pode ser atualizado sempre que houver necessidade.

SUAPE – Localizado no Litoral Sul de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, o Porto de Suape opera navios nos 365 dias do ano, em regime de 24 horas. Possui 13 berços de atracação e 1.970 metros de cais construídos. Em 2019, bateu o recorde de movimentação com o total de 23,8 milhões de toneladas de carga, tendo destaque os granéis líquidos e as cargas conteinerizadas. É líder entre os portos do país na navegação por cabotagem e maior hub de granéis líquidos do Brasil.

Fonte: Suape


110 queries in 4,785 seconds