-->
Home | Jornal Multimodal | Projeto de melhorias no Aeroporto do Vale do Aço, em Ipatinga (MG), avança
Postado em 8 de outubro de 2020 | 11:25

Projeto de melhorias no Aeroporto do Vale do Aço, em Ipatinga (MG), avança

O Ministério da Infraestrutura autorizou a emissão da Ordem de Serviço para obras de restauração e sinalização do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, em Ipatinga (MG). Serão investidos R$ 13,2 milhões em melhorias, que trarão mais segurança operacional ao aeroporto.

Os investimentos serão divididos entre a União (91% dos recursos) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (9%). Os recursos do Governo Federal são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Serão realizadas obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, das taxiways, do pátio de aeronaves, além da execução da nova sinalização horizontal das taxiways e do pátio de aeronaves do aeroporto.

A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2021.

Passou para a Infraero

O aeroporto Regional do Vale do Aço está em funcionamento desde o ano de 1959. Sua área possui 700.000 m², com uma pista de 2.004 m de extensão e 45 metros de largura. Possui um TPS com capacidade para atender 150 mil passageiros.

A Infraero foi contratada pelo Governo do Estado de Minas Gerais para fazer sua gestão por 12 meses, começando no mês de setembro passado. A ideia é que a Infraero garanta a gestão necessária para que o terminal mineiro seja um importante elo de mobilidade na região, uma vez que a cidade está numa área que conta com as BR 381 e 458 e com a estrada de ferro Vitória-Minas, por onde são transportadas a produção industrial da região e turistas, que podem sair de Minas Gerais até o Espírito Santo.

Com o início das atividades, a Infraero fará a administração do aeroporto e de suas atividades operacionais. Já ao Governo do Estado caberão a segurança pública e fiscalização de trânsito, as licenças ambientais necessárias, as despesas com água, energia elétrica, telefonia e demais investimentos necessários.

Importante parceria

“Essa é uma importante parceria entre Governo de Minas Gerais e o Governo Federal, e fruto de muitas tratativas e diálogo. Queremos vocacionar o aeroporto, que é de suma importância para a região do Vale do Aço”, destaca o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato.

O trabalho em parceria vai atender a uma região com forte vocação industrial, que conta com o distrito industrial de Ipatinga, cuja produção de aço e produtos metalomecânicos se destaca e também é acompanhada pelos segmentos de artigos e acessórios de vestuário, extração e manipulação de minerais não-metálicos, fabricação de móveis, produção de alimentos e bebidas, produtos metalúrgicos e extração de eucalipto para celulose

 

 

Fonte: Ministério da Infra Estrutura


144 queries in 3,432 seconds