-->
Home | Jornal Multimodal | Preço da carne suína exportada pelo Brasil dispara em junho; embarques de soja têm força
Postado em 26 de junho de 2019 | 19:16

Preço da carne suína exportada pelo Brasil dispara em junho; embarques de soja têm força

O preço da carne suína exportada pelo Brasil disparou quase 50% no acumulado de junho na comparação com maio, no momento em que a China aumenta a demanda pelo produto para lidar com a redução das criações devido à peste suína africana.

A tonelada de carne suína foi exportada a cerca de 3.350 dólares, ante 2.260 dólares na média de maio, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, divulgados nesta segunda-feira. Na comparação com junho do ano passado, o aumento no preço é de 72%.

Faltando cinco dias úteis para o término do mês, o total de carne suína embarcada em junho, em 14 dias úteis, somou 43,5 mil toneladas, ante 58,7 mil toneladas em maio completo. O volume embarcado já supera as 30 mil toneladas de junho de 2018.

No início de maio, a associação que representa as indústrias de carne suína do Brasil, a ABPA, revisou para cima sua expectativa de exportação do produto, prevendo uma alta de mais de 20 por cento em 2019, considerando o efeito China.

SOJA EM ALTA
As exportações de soja do Brasil, de acordo com a média diária de embarques, atingiu 516 mil toneladas no acumulado de junho, ante 493 mil toneladas/dia em maio e 496 mil toneladas em junho do ano passado.

Já os embarques de milho estão mais fortes ante junho do ano passado, mas demonstraram um ritmo menor ante maio, de acordo com dados da Secex.

O país embarcou 29,7 mil toneladas/dia de milho no acumulado de junho, ante 46,8 mil toneladas/dia em maio e 6,8 mil toneladas/dia em junho do ano passado.

A perda de ritmo ante maio ocorre apesar da expectativa no mercado de que as exportações de milho ganhem força no segundo semestre, com o Brasil avançando em mercados dos Estados Unidos, enquanto os norte-americanos lidam com problemas no plantio da safra.

Fonte: Reuters


102 queries in 3,923 seconds