-->
Home | Jornal Multimodal | Portos do Paraná é referência em logística e sistemas
Postado em 29 de outubro de 2019 | 18:05

Portos do Paraná é referência em logística e sistemas

Uma comitiva da Companhia de Docas do Pará esteve em visita no Porto de Paranaguá. O motivo foi assistir uma apresentação de profissionais da DEINFO – Departamento de Informática da Portos do Paraná, sobre toda sistemática de funcionamento do porto, envolvendo principalmente a parte de logística e sistemas.

Segundo Glisson Ferreira, chefe da DEINFO, “o principal foco das visitas é conhecer o funcionamento do AppaWeb, utilizado para gestão das operações e financeira. Outro programa que causa bastante espanto é o Carga On-line, que elimina filas de caminhões e de navios.”

Para o chefe da Divisão de Sistemas, Mario Gomes Alexandre, mais conhecido como Marinho, o interesse externo em conhecer os sistemas que operam na Portos do Paraná é grande porque “estamos dependendo cada vez menos de intervenções humanas, automatizando tudo”.

Segundo ele, “todos os sistemas foram desenvolvidos sobre demanda, de acordo com requisitos, dificuldades e particularidades especificas. São integrados entre si, o que faz com que quase todas as nossas operações seja totalmente via sistema. Processos manuais se não foram 100% extintos, estão a caminho.”

“Viemos pela gentileza do presidente Luiz Fernando Garcia da Silva, em disponibilizar os profissionais da Portos do Paraná para fazer essa apresentação dos sistemas que vocês utilizam aqui, tínhamos também a referência de consulta com a Codepa e com a Codesa, que já estavam buscando aqui com vocês as melhores práticas quando o assunto é sistemas”, explicou o diretor presidente da Companhia de Docas do Pará, Eduardo Henrique Pinto Bezerra.

“Nossa visita consiste em absorver as melhores práticas do Porto de Paranaguá para tentar de alguma forma implantá-las nos portos vinculados a Docas do Pará. Vivemos problemas não no volume que Paranaguá já viveu, mas entendemos que essas soluções podem ser completamente adaptadas aos Portos do Pará.” Salientou Bezerra.

Não é a primeira vez que profissionais de outros portos procuram referência em procedimentos implantados na Portos do Paraná. Somente esse ano colaboradores responsáveis por diversas área já compartilharam conhecimento com comitivas do Porto de Suape (Pernambuco), Porto de Cabedelo (Paraíba), Porto de São Francisco (Santa Catarina), Codepa – Cooperativa de Desenvolvimento e Produção Agropecuária e Codesa – Porto de Vitória.

PARTICIPARAM – Estiveram presentes no encontro Glisson Ferreira, chefe da DEINFO da Portos do Paraná; Mario Gomes Alexandre, chefe da Divisão de Sistemas; Eduardo Bezerra, diretor presidente da Companhia de Docas do Pará; Mauro Folha, gerente de TI do CDP; Silvio Portugal, assessor da diretoria financeira CDP e Renan Maia, supervisor de promoção comercial das área do CDP

Fonte: APPA


105 queries in 4,416 seconds