-->
Home | Jornal Multimodal | Porto do Açu inicia operações de serviço de cabotagem
Postado em 21 de setembro de 2020 | 17:08

Porto do Açu inicia operações de serviço de cabotagem

Movimentações são realizadas em conjunto com a Norsul e atendem empresas do norte fluminense e dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

O Porto do Açu informa que realizou, na última terça-feira, 15 de setembro, seu primeiro serviço de cabotagem. A operação, que contou com a participação da companhia de navegação Norsul, foi feita na modalidade feeder short distance e transportou 23 contêineres da empresa TechnipFMC do Porto do Rio de Janeiro para o Açu, em São João da Barra (RJ), via comboio marítimo. No retorno, a embarcação transportará contêineres com rochas ornamentais até o terminal da capital fluminense. De lá, há conexão com os serviços de exportação para América Latina e Estados Unidos.

O contrato entre o Açu e a Norsul foi firmado em abril deste ano e estabelecerá uma conexão integrada entre as empresas do norte fluminense e dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais com o mercado externo por meio do Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-Mult).

A primeira carga que chegou ao Açu por comboio marítimo ficará armazenada no T-Mult e será entregue de acordo com a necessidade do cliente, em sua base localizada no próprio porto. O serviço tem capacidade de transporte de até 350 unidades por trecho (Rio-Açu e Açu-Rio), com saídas quinzenais regulares, atendendo às demandas regionais e também às rotas de longo curso.

A expectativa é de que a utilização de comboios oceânicos reduza os custos logísticos e o tráfego rodoviário, trazendo mais previsibilidade e segurança, além de valor sustentável, uma vez que acarretará numa real redução das emissões de carbono no meio ambiente, sendo que as emissões restantes serão neutralizadas pelo Programa Carbono Neutro da Norsul.

“O novo serviço também possibilita a conexão eficiente das empresas exportadoras com navios de longo curso que saem regularmente do Rio para todo o mundo. Esta nova solução evidencia o potencial do Açu para se tornar um hub portuário. Para os clientes é uma ótima solução, pois temos o diferencial de sermos um porto sem fila de espera e privado, onde as operações podem ser feitas de forma customizada”, explica o diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu Operações, João Braz.

Em apoio ao transporte marítimo, o Açu ainda oferece serviços integrados de movimentação, desova, armazenagem, estufagem e transporte rodoviário porta a porta, de acordo com a demanda do cliente.

Hoje, o Terminal Multicargas do Porto do Açu movimenta coque, carvão, bauxita, gipsita, ferro-gusa, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar outros graneis sólidos e veículos. Recentemente, foi finalizada a ampliação do pátio de estocagem com a montagem de galpões lonados para armazenar fertilizantes.

 

 

Fonte: Tecnologistica


102 queries in 5,482 seconds