-->
Home | Jornal Multimodal | Porto de Itaqui, no Maranhão, cresce 18% no primeiro trimestre
Postado em 9 de julho de 2019 | 18:26

Porto de Itaqui, no Maranhão, cresce 18% no primeiro trimestre

Com quase 11 milhões de toneladas de cargas movimentadas no primeiro semestre de 2019, o Porto de Itaqui, no Maranhão, cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com um período chuvoso mais intenso do que nos anos anteriores, o número de atracações subiu 5%, chegando a um total de 378 navios nessa primeira metade do ano.

Os resultados devem-se principalmente à alta produtividade dos navios de grãos e do transbordo de combustível. O escoamento de soja cresceu 10%, atingindo 4,8 milhões toneladas sobre o volume do primeiro semestre de 2018.

A movimentação de fertilizantes acompanhou a alta dos grãos e registrou crescimento de 11% no semestre, chegando as 790 mil toneladas.

“Os números refletem a consolidação do Itaqui como hub de combustíveis para atender toda a área de influência do porto público do Maranhão. É importante lembrar que os combustíveis que chegam por Itaqui abastecem não só o Maranhão, mas também o Piauí e alguns estados do Centro-Norte do país. E no caso da soja, a produção do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) segue para vários países da Ásia, principalmente a China”, explicou o presidente do Porto, Ted Lago.

Fonte: Ministério da Infraestrutura


105 queries in 3,930 seconds