-->
Home | Jornal Multimodal | Orientações para declarar ICMS/Importação no módulo PCCE do Portal Único de Comércio Exterior
Postado em 23 de março de 2020 | 18:25

Orientações para declarar ICMS/Importação no módulo PCCE do Portal Único de Comércio Exterior

Em atendimento às diretrizes fixadas pelo Governo Federal e Estados, devido às preocupações com a pandemia do coronavírus (COVID-19), estaremos flexibilizando a criação de Solicitações de exoneração/pagamento do ICMS com anexação de documentos no Portal Único do Comércio Exterior, Módulo Pagamento Centralizado (PCCE).

Essa medida é necessária, pois algumas Secretárias de Fazenda Estadual estão sem atendimento ao público, atendendo aos contribuintes remotamente.

Assim, de acordo com o que for estabelecido por cada estado, será possível utilizar a funcionalidade “Solicitar pagamento/exoneração do PCCE”, tipo Exoneração Integral com Anexação de Documentos, para os demais tipos de declaração (pagamento, exoneração parcial).

Importante observar que se o Estado orientar criar solicitações de pagamento/exoneração no PCCE, o importador não deverá preencher a Declaração de ICMS no Siscomex WEB Importação.

Para isso, o usuário deverá informar nos comentários da tela “Listar Dossiês”, acessível na ação “Criar/Solicitar dossiês” das solicitações em andamento, as seguintes informações:

– Tipo de solicitação: (Pagamento parcial, Pagamento Integral, etc)

– Valor pago, se houver.

– Demais comentários que julgar necessário.

– Além de anexar os comprovantes.

Observações:

1. Atenção: Se o Estado orientar utilizar o PCCE para declarar o ICMS Importação e o importador declarar o ICMS no Siscomex WEB Importação, não será possível o PCCE. Assim, deverá criar um dossiê no Portal Único, com visibilidade para a Sefaz, e anexar o comprovante correspondente. Em seguida, comunicar à Sefaz, número da DI e do dossiê digital, pelos canais disponibilizados pela Sefaz favorecida pelo ICMS.

2. É obrigatório digitar um comentário na tela de anexação de documentos, para que a solicitação de exoneração/pagamento seja enviada para análise da SEFAZ. Ou seja, se o usuário não incluir o comentário, a solicitação ficará na situação “Aguardando Envio de Documentos”.

Fonte: Portal Siscomex


134 queries in 2,730 seconds