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Postado em 15 de setembro de 2020 | 17:18

Novo Scania 10×4 carrega até 55t de carga líquida

Modelo apresentado pela montadora chega para reforçar o portfólio da marca nos segmentos de mineração e construção pesada. A Scania decidiu agregar mais um produto ao seu portfólio de veículos vocacionais, para atender aos mercados de mineração e construção pesada. A novidade atende pelo nome de Scania G 540 10×4/6 Heavy Tipper e pode carregar até 55 toneladas de carga líquida, ou 11 toneladas a mais que a versão 8×4 da mesma marca. O PBT do modelo, por sua vez, alcança 69t, a maior do mercado segundo Fabricio Vieira, gerente de soluções off-road da Scania no Brasil. “Além de oferecer uma maior capacidade de carga o novo Scania 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por quilômetro”, ressalta.

Mais que atender a um nicho de mercado, a empresa quer aproveitar o bom momento o mercado de mineração, em função da retomada gradativa das obras, tanto pela iniciativa privada como pública, mesmo em tempos de pandemia. “Agosto foi o melhor mês de vendas de produtos off-road dos últimos 30 meses, com mais de 350 unidades comercializadas; o que atesta o potencial desse mercado para os próximos anos”, explica Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da marca.

Desenvolvido especialmente para o trabalho pesado da mineração e grandes canteiros de obras, o novo Scania G 540 10×4/6 Heavy Tipper vem equipado com um motor que oferece 540 cavalos de potência e 2.700 Nm de torque. O engenho incorpora a nova tecnologia XPI de injeção de combustível, que possibilita ganhos de no mínimo 8% de consumo de combustível, em comparação à versão anterior. A caixa de câmbio é a Scania GRS09354R, automatizada e com 14 velocidades, equipada com alavanca do modo off-road  que gera rotações mais amplas, junto com o lay shaft brake, freio do eixo secundário que garante trocas mais rápidas e suaves. O retarder, de outro lado, vem com potência de 4.100Nm.

Conjunto de força

Para aguentar o batente, o caminhão conta ainda com bogie traseiro de 36t de  capacidade nominal e eixos direcionais de 11 t cada um. O eixo cardan suporta torques mais elevados para partida em rampa e o redutor de cubo vem com relação final 7.63, que eleva a capacidade máxima de tração (CMT) até 210 toneladas. Outra novidade é o quinto eixo que conta com novo mecanismo de acionamento e, agora, está posicionado na frente do bogie traseiro. O conjunto de suspensão também foi alterado para suportar a maior demanda de carga. Opcionalmente, o veículo pode agregar outras tecnologias de segurança, como o controle de tração hill-hold, que impede o recuo do veículo em aclives; air bags no volante e lateral e bafômetro, que impede a partida se o condutor apresentar sinais de alcoolismo.

No esforço de garantir a máxima disponibilidade do produto, o novo caminhão 10×4 da marca vem com um amplo pacote de serviços, como completo pacote Desempenho oferecido de forma gratuita por um ano. Acrescente-se a isso, a oferta da plataforma Site Optimisation, que identifica aspectos de ineficiência na operação do veículo e oferece soluções.

O Scania G 540 10×4/6 Heavy Tipper já está disponível para compra nas revendas da marca, com previsão de entrega a partir de abril de 2020. O preço de lançamento é de R$ 950 mil, informa Silvio Munhoz.

 

 

Fonte: Frotas & Cia


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