-->
Home | Jornal Multimodal | Nova profundidade e calados do Porto de Vitória
Postado em 3 de janeiro de 2019 | 18:56

Nova profundidade e calados do Porto de Vitória

Navios com maiores calados e mais carga já podem acessar o Porto de Vitória. A Resolução nº 84/2018, da Norma de Navegação da Autoridade Portuária (Normap) 1 foi publicada no site da CODESA. A norma aponta os ganhos operacionais do porto, após a dragagem do canal e dos berços, foi liberada nesta data pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e representará ganhos reais de capacidade de 34,30%.

Os testes com as novas medidas, realizados no laboratório da Universidade de São Paulo (USP), foram acompanhados por técnicos da companhia, Marinha e Praticagem, cujas atuações foram fundamentais na obtenção dos resultados.

O Canal – interno e externo – passa a contar com 14 m de profundidade e todos os berços apresentam resultados positivos de aumento de calado. Embarcações de até 70 mil toneladas para carga geral e graneleiro e de 50mil t para contêineres poderão acessar o porto. O tamanho também foi aprovado: os terminais podem receber navios de até 244,99m.

Capacidade

“Os ganhos são reais em todos os sentidos. Foram atingidas a profundidade do canal e calados pretendidos. Agora vamos acompanhar, na prática, o comportamento do trânsito de navegação, comparando com os resultados obtidos durante a fase da campanha de simulação de acesso e manobras”€, explicou o diretor de Infraestrutura e Operação da CODESA, no exercício da presidência, Guilherme Magalhães.

Segundo Magalhães, esta regulamentação representa uma etapa importante para a operação do porto: “Os resultados deste novo ciclo que se inicia são fundamentais para a contribuição do desenvolvimento econômico do estado, mas as ações continuam. Agora estamos iniciando as mudanças na localização das boias, já que temos novas profundidades”€, disse.

Fonte: CODESA


107 queries in 4,438 seconds