-->
Home | Jornal Multimodal | Norsul realiza primeiro serviço de cabotagem para o Porto do Açu
Postado em 15 de setembro de 2020 | 18:17

Norsul realiza primeiro serviço de cabotagem para o Porto do Açu

23 contêineres foram transportados do Porto do Rio para o Açu via comboio marítimo. O Porto do Açu realizou seu primeiro serviço de cabotagem nesta terça-feira (15). A operação, em parceria com a Companhia de Navegação Norsul, foi feita na modalidade “feeder short distance” e transportou 23 contêineres da empresa TechnipFMC do Porto do Rio para o Açu, em São João da Barra (RJ), via comboio marítimo. A viagem de volta conta com contêineres de rochas ornamentais saindo do Açu para o Porto do Rio, conectando com os serviços de exportação para América Latina e Estados Unidos.

Firmada em abril deste ano, a parceria entre o empreendimento portuário e a empresa de logística marítima estabelecerá uma conexão entre empresas do norte fluminense, Espírito Santo e Minas Gerais com o exterior.

Esta primeira carga que chegou ao Açu por comboio marítimo ficará armazenada no T-MULT e será entregue de acordo com a necessidade do cliente, em sua base localizada no próprio porto.

“O novo serviço também possibilita a conexão eficiente das empresas exportadoras com navios de longo curso que saem regularmente do Rio para todo o mundo. Esta nova solução evidencia o potencial do Açu para se tornar um hub portuário. Para os clientes é uma ótima solução, pois temos o diferencial de sermos um porto sem fila de espera e privado, onde as operações podem ser feitas de forma customizada”, diz o diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu Operações, João Braz.

O serviço tem capacidade de transporte de até 350 unidades por trecho (Rio x Açu e Açu x Rio), com saídas quinzenais regulares, atendendo às demandas regionais e também às rotas de longo curso. A expectativa é de que a utilização de comboios oceânicos reduza os custos logísticos e o tráfego rodoviário, trazendo maior previsibilidade e segurança, além de valor sustentável, uma vez que acarretará numa real redução das emissões de carbono no meio ambiente na ordem de 22 pct. As emissões restantes serão neutralizadas pelo Programa Carbono Neutro da Norsul.

Em apoio ao transporte marítimo, o Açu ainda oferece serviços integrados de movimentação, desova, armazenagem, estufagem e transporte rodoviário porta a porta, de acordo com a demanda do cliente.

Hoje, o Terminal Multicargas do Porto do Açu movimenta coque, carvão, bauxita, gipsita, ferro gusa, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar outros graneis sólidos e veículos. Recentemente foi finalizada a ampliação do pátio de estocagem com a montagem de galpões lonados para armazenar fertilizantes.

 

 

Fonte: Portos e Navios


102 queries in 3,793 seconds