-->
Home | Jornal Multimodal | Montadoras pedem apoio do governo para exportação
Postado em 6 de maio de 2019 | 18:59

Montadoras pedem apoio do governo para exportação

A redução das exportações para a Argentina, que no mercado total de automóveis caíram 54% no primeiro trimestre, é uma das razões que levará a Volkswagen a suspender toda a produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) por três semanas a partir do fim de junho.

O grupo é o maior exportador de veículos do Brasil e tem como principal destino a Argentina, que passa por crise desde meados de 2018. Por causa da queda, os automóveis saíram da lista dos dez produtos mais exportados pelo Brasil, agora composta só por commodities e plataforma de petróleo.

A dependência do país vizinho, que fica com 70% das vendas externas de veículos, leva as empresas a fortalecerem a antiga bandeira de que o governo deveria adotar medidas urgentes para melhorar a competitividade do produto nacional para disputar mercados que vão além da América Latina.

Em 2018, já sob o impacto argentino, as exportações da Volkswagen caíram 33,7% em relação a 2017, para 103,8 mil automóveis e comerciais leves, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Fonte: Estadão Conteúdo


105 queries in 4,814 seconds