-->
Home | Jornal Multimodal | Ministro defende recuperação da malha ferroviária Sul durante reunião com bancada do RS
Postado em 6 de junho de 2019 | 17:26

Ministro defende recuperação da malha ferroviária Sul durante reunião com bancada do RS

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu a bancada parlamentar do Rio Grande do Sul (RS), acompanhada também por prefeitos do estado. O encontro teve na pauta o debate de propostas de ampliação da malha ferroviária do sul do país.

A bancada apresentou como pleito principal a elaboração de um estudo técnico de viabilidade, além de um projeto executivo, definindo os pontos para a interligação da malha ferroviária sul com o Porto do Rio Grande. A proposta, segundo os parlamentares, vai promover o desenvolvimento socioeconômico da região.

Após ouvir as demandas da bancada, o ministro defendeu o aproveitamento do traçado ferroviário já existente no estado do Rio Grande do Sul. “Conectar uma malha já existente com outras localidades é muito mais viável do que fazer uma nova e do zero. Portanto, é preciso promover a malha que já existe. Dessa forma, será possível realizar melhorias com um custo reduzido de obra”, argumentou o ministro.

Os parlamentares também apresentaram, durante a reunião, a necessidade definir o modelo de gestão e execução das obras ferroviárias na malha sul. A ampla maioria dos presentes defendeu o modelo de concessão e parcerias público-privada. Uma nova reunião deverá ser agendada, ainda este ano, com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas para discutir o planejamento e viabilidade orçamentária das obras ferroviárias de recuperação na região.

Fonte: Ministério da Infraestrutura


105 queries in 4,230 seconds