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Postado em 28 de fevereiro de 2019 | 18:12

Ministro da Infraestrutura inaugura obras de modernização do Contorno de Iconha, no Espírito Santo

Mais uma etapa das obras de modernização do Contorno de Iconha, na BR-101/ES, foi entregue, nesta quinta-feira (29), pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com investimento de R$ 80 milhões, as obras realizadas no local vão destravar o principal gargalo de tráfego no trecho sul da rodovia, que atravessa a área urbana de Iconha.

Com 7,8 quilômetros de extensão, o serviço executado abarcou a construção de duas pontes sobre o Rio Iconha, uma para cada sentido da rodovia, e quatro viadutos – dois na interseção norte e outros dois na interseção sul. A modernização do Contorno, que possui pista duplicada nos dois sentidos, vai tirar o fluxo pesado de carros de dentro do município e reduzir o tempo de viagem no trecho, que deve passar de cerca de uma hora para menos de 10 minutos.

Na avaliação do ministro, a obra vai proporcionar uma série de ganhos econômicos para a região. “Uma duplicação é sempre bem-vinda, porque proporciona fluidez, melhora a logística e segurança. Então, tem uma série de ganhos em termos de qualidade de vida para a população”, destacou Tarcísio Gomes de Freitas. “Essa é uma finalidade de transferirmos isso para a iniciativa privada. Problemas que vêm de muitos anos estão finalmente sendo resolvidos agora”, analisou o ministro.

BR-447 – O ministro também assinou a ordem de serviço para início das obras de pavimentação da BR-447/ES. Com a execução dos trabalhos, que contemplam trecho de 4,33 quilômetros, a BR-262 será ligada à Rodovia Leste-Oeste, no município de Vila Velha, facilitando o acesso ao porto de Capuaba. Depois de concluída, a obra será a principal via para o escoamento das cargas que entram e saem do Porto de Vitória, desafogando o tráfego com destino à área de Capuaba e melhorando significativamente a integração metropolitana na região.

A importância estratégica da obra da BR-447/ES foi destacada pelo ministro. “Os portos acabaram ficando com seus acessos estrangulados pelas cidades. Então, essa é uma obra que visa criar uma via expressa, fazendo com que a carga chegue da melhor forma possível ao porto. Isso para diminuir tempo de viagem e aumentar a produtividade e segurança”, avaliou Tarcísio.

Fonte: Ministério da Infraestrutura


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